segunda-feira, 30 de setembro de 2013

"VITE-VITE DE OLHO CINZA."...AVE de NÚMERO 149 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO.

   
Nome Científico: Hylophilus amaurocephalus (Nordmann, 1835)

  Espécie endêmica do Brasil. O vite-vite-de-olho-cinza é uma ave passeriforme da família VIREONIDAE. Apresenta a íris cinza, fronte rufa, supercílio brancacento conspícuo, auriculares sem desenho negro ventral.

   Esta espécie é muito comum na nossa região SUDESTE, entretanto, ela não pode ser vista no mesmo local ao longo de todo o ano, pois, trata-se de um espécie pertencente a uma família de pássaros migratórios. O VITE-VITE é um migrante interno do BRASIL (ENDÊMICO) e costuma vir do  NORDESTE do BRASIL, desde o PIAUÍ e MARANHÃO, passando pela CAATINGA e chegando ao SUDESTE, quando o clima fica mais quente e úmido por aqui em MINAS GERAIS E SÃO PAULO. Comum em regiões mais urbanizadas e em estratos próximos às bordas de matas galeria próximas de cursos d'água. São arborícolas e na FAZENDA MODELO foi visualizada pela professora DOLY LITHZ (FOTO ABAIXO), com um ninho bem próximo da ESCOLA ESTADUAL DA FAZENDA MODELO. A ave estava formando pares, como a descrição da bibliografia (SICK, 1997) destaca que os VITE-VITES são encontrados solitários ou aos pares. 

   



             FOTO DA PROFESSORA DOLY LITHZ DA CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO (MG)...


   
  Ave endêmica do Brasil, encontrada desde o extremo nordeste do Brasil (Piauí, Ceará, Paraíba) até Minas Gerais, o interior de São Paulo e Paraná.

    O VITE-VITE  é simpátrico com a espécie VERDINHO COROADO pertencente a mesma família dos VITE-VITE. Assim, é bem provável que na FAZENDA MODELO o VERDINHO COROADO esteja também representado. Vamos aguardar mais observações para confirmação desta hipótese. Segundo SICK (1997),  O VITE-VITE tornou-se uma nova espécie, a partir das migrações de grupos de VERDINHO COROADOS, que por ficarem isolados GEOGRAFICAMENTE, por algum fator climático, geológico ou até desmatamento ou barreira geográfica de outra natureza, evoluíram de forma darwiniana até tornarem-se outra espécie diferente do VERDINHO COROADO. 


VERDINHO COROADO...
Nome Científico: Hilophilus poicilotes 





  
  • Referências Bibliográficas: 

    Marcos A. Raposo, Ricardo Parrini e Marcelo Napoli. Taxonomia, morfometria e bioacústica do grupo específico Hylophilus poicilotis/H. amaurocephalus(Aves, Vireonidae). Ararajuba, 6(2): 87-109 dezembro 1998. Disponível emhttp://www.ornitologia.mn.ufrj.br/equipe/marcos_raposo/publicacoes/Taxonomia_Hylophilus.pdf Acesso em 14 Out. 2009.

    SiCK, Helmut . ORNITOLOGIA BRASILEIRA. EDITORA UNB. BRASÍLIA. 1997. 

    Sigrist, Tomas. AVIFAUNA BRASILEIRA. AVISBRASILIS. VINHEDO SP. Terceira Edição. 2013. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário