segunda-feira, 16 de setembro de 2013

"TAPICURÚ DE CARA PELADA"...AVE DE NÚMERO 141 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO.




  TAPICURÚ é uma ave ciconiiforme da família Threskiornithidae. Também conhecido por maçarico-de-cara-pelada, maçarico-preto, maçarico-do-banhado(sul), chapéu velho e frango d'água.
 Nome Científico: Phimosus infuscatus(Lichtenstein,1823)

  Possui um longo e característico bico, o qual varia de um amarelo alaranjado até o amarelo vivo, cores que contrastam com o corpo negro. A cara é também amarelada. O TAPICURÚ DE CARA PELADA foi confirmado na SEGUNDA-FEIRA, dia 16 de SETEMBRO, após um praticante de caminhada diária e frequente, (REGINALDO SARAIVA), ter  nos avisado que havia uma ave escura, meio estranha ao seu olhar, que manifestou não se tratar nem de URUBÚ nem de JACÙ, próxima ao QUIOSQUE DA FAZENDA MODELO. Deslocamos para o local e logo no exuberante azul celeste da linda manhã de segunda-feira, com direito de presenciar os olhares de ternura do Dr CARLOS MIRANDA E SUA ESPOSA extasiados diante de um imponente IPÊ ROSA MUITO FLORIDO, e vizualisamos o TAPICURÚ em pleno vÔO, bem baixo e exaltanto-se em gritos altissonantes e possantes como também nos descreveu o REGINALDO admirado mais pelo canto forte e grave  do TAPICURÚ.  O característico bico amarelo e sua  cor escuro-esverdeada não nos deixou dúvidas da identificação da AVE de NÚMERO 143  do DOSSIÊ FAZENDA MODELO.

 Interessante como muitas  pessoas da cidade de PEDRO LEOPOLDO demonstram já muita afinidade com a nossa natureza, o que será sempre muito bom, pois quando as razões do coração estão envolvidas nos contatos com a natureza, "o cuidado" com ela sempre poderá ser, uma das principais riquezas a  serem colhidas, garantindo a permanência da boa qualidade de vida saudável na cidade.
  Alimenta-se de crustáceos, moluscos, caranguejos e inclusive matéria vegetal (sementes e folhas). Procura alimento na água rasa usando o bico para isso, caminhando lentamente. Às vezes deixa um quarto dele submerso assim como guará (Eudocimus ruber).
  Costumam se isolar em casais ao procriar. Nidificam em juncais. Os ovos são azulados e a incubação varia de 23 a 24 dias.
  Vivem em brejos, margens de rios, banhados e campos recentemente arados. Dormem em áreas abertas ou pousadas no solo. Já no Pantanal, se reúnem em bandos enormes, voando alto para o local de repouso. De manhã já estão espalhados, atrás de comida.
  Ocorre no Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela.

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário