quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SOCOZINHO. AVE DE NÚMERO 146 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO.


Nome Científico: Butorides striata (Linnaeus, 1758)


  Sua alimentação é obtida capturando peixes, principalmente, nas águas rasas de um rio. E foi assim , que o SOCOZINHO foi vizualizado da primeira ponte da FAZENDA MODELO, na bela manhã de primavera do domingo dia 22 de SETEMBRO de 2013. Os  peixes, anfíbios, pequenos répteis e invertebrados capturados dentro d'água são suas presas prediletas.  Como técnica de pesca, fica parado à espreita, equilibrando-se num galho a baixa altura, próximo da borda d'água; inclina-se para frente até o bico encostar n'água e nesse momento apanha a presa.


O socozinho é uma ave da ordem Pelecaniformes da família Ardeidae. Conhecido também como socó-estudante, soco-í e socó-mirim (Pará), socó-mijão e socó-tripa.
Tem cerca de 36 centímetros. É inconfundível, devido às suas pernas curtas e amarelas e pelo seu andar agachado.
Alimenta-se de peixes, insetos aquáticos (imagos e larvas), caranguejos, moluscos, anfíbios e répteis. Permanece imóvel por longos períodos, empoleirado sobre a água ou em suas proximidades, à espera de presas.
Vive solitário o ano inteiro e  foi vizualizado sempre solitário na FAZENDA MODELO de PEDRO LEOPOLDO. No período reprodutivo, costuma fazer seus ninhos separado das demais aves da família ou mesmo da espécie, sendo raro encontrar colônias desse Socó. Não chega a desenvolver uma plumagem especial de reprodução como as garças. A íris e as pernas ficam vermelhas nessa fase. Às vezes nidifica em colônias. Constrói seu ninho sobre árvores ou arbustos nos brejais. Os ovos são esverdeados ou verde-azulados (às vezes brancos ou esbranquiçados), uniformes. Põe 3 a 4 ovos.
Os adultos costumam coletar o alimento da prole a grande distância do ninhal. A procriação procede geralmente no início ou no fim da estação seca, quando o alimento para as aves aquáticas é normalmente mais farto.
Qualquer lugar que haja água. Tanto no interior do continente como nos manguezais. É migratório. Anda como se esgueirasse, a passos largos e como se observasse um perigo ou uma oportunidade. Voa devagar, com o pescoço encolhido e as pernas esticadas. Para dormir, não volta a cabeça para trás, e sim mantém o bico dirigido para a frente. Costuma colocar o bico verticalmente para baixo de encontro ao peito dentre a plumagem, o qual oculta completamente. Gosta de dias chuvosos e escuros, sente-se à vontade tanto com espécies noturnas como diurnas.
Presente em todo o Brasil e nas regiões de clima quente ao redor do planeta, na América, África, Ásia, Austrália e ilhas do oeste do Oceano Pacífico.

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

  • Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição - FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda Pág. 214

Nenhum comentário:

Postar um comentário