segunda-feira, 16 de setembro de 2013

"MARIA PRETA DO BICO AZULADO. AVE de NÚMERO 143 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO..."

FOTO DO MACHO.


 Este macho exibe uma cor negra intensa, que pode ser confundido com a pássaro preto ou com os Melros. Ora esta MARIA PRETA MACHO possue os movimentos muito lentos e muito típicos quando está pousada na rede elétrica. Uma vez nos fios da rede elétrica estas aves movimentam-se para os lados, lentamente, quase que acompanhando como num balé, a sintonia dos movimentos do vai e vem dos transeuntes das calçadas e da pista de caminhada da FAZENDA MODELO. Como é uma ave migratória, originária do SUL DO BRASIL, aparece por aqui, durante o mês de AGOSTO e SETEMBRO e  são muito fáceis de serem vizualizados e vivem nas bordas das matas.  OS MELROS vivem em bandos muito maiores e exibem um padrão azul brilhante e esverdeado nas asas e os Pássaros Pretos são pássaros muito ágeis e com canto muito típico do ASSUM-PRETO...

FOTO DA FÊMEA. 

A maria-preta-de-bico-azulado é uma ave passeriforme da família Tiranidae.
Mede 14 cm de comprimento. É uma espécie silvestre negra uniforme, sem branco nas rêmiges, bico claro acinzentado. Fêmea parda, duas faixas amareladas na asa, com lado inferior grosseiramente estriado de pardo-anegrado e branco sujo. O macho distingue-se de seus congêneres pelo bico branco-azulado.

Faz ninho em forma de taça.
Usualmente solitária ou aos pares, frequenta áreas semi-abertas, capoeiras e bordas de florestas diversas. É localmente migratória nas serras do Sudeste e Sul, entre 1000 e 2200 m de altitude.
Ocorre do Espirito Santo e Minas Gerais ao Rio Grande do sul e também no Mato Grosso.

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências









Nenhum comentário:

Postar um comentário