segunda-feira, 16 de setembro de 2013

"CATATÁU. AVE DE NÚMERO 142 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO."


  Esta AVE desde a entrada do mês de AGOSTO começou a ser vista junto à pista de caminhada da FAZENDA MODELO. Apesar de ser uma ave muito arredia e pouco doméstica, tem aparecido próximo ao QUIOSQUE nos pés de EUCALIPTUS e de CAJÁS, além de circular e pousar nas árvores próximas à montanha vermelha dos PAPAGAIOS E MARITACAS DA FAZENDA MODELO. 

Nome Científico: (Campylorhynchus turdinus hypostictus
Trata-se de uma das 3 sub-espécies, ou raças geográficas encontrada no BRASIL. Esta sub-espécie é típica de todo o território NACIONAL.

O curioso é que há pessoas nas cidades que tem e/ou receberam o apelido de CATATAU. Inclusive houve,nos anos 80/90, um ponta-direita do time do ATLÉTICO MINEIRO que era conhecido e tratado como CATATÁU, pela sua rapidez, velocidade e o pequeno tamanho. 


FOTO DO ATLÉTICO MINEIRO 1982.
EM PÉ: JOÃO LEITE, NELINHO, OSMAR, LUIZINHO, CEREZO E JORGE VALENÇA...
AGACHADOS: CATATÁU, HELENO, REINALDO, RENATO E ÉDER. 

O catatau é uma ave passeriforme da família Troglodytidae. Conhecido também como catiço (Minas Gerais), garrinchão, nicolau (Mato Grosso) e rouxinol (Marranhão)...
Mede cerca de 20,5 centímetros de comprimento e pesa 39 gramas. 
Alimenta-se de insetos, sem participar de bandos mistos. 
Faz ninho em formato de uma grande bola, com material macio, incluindo farrapos e estopa, localizado no alto das árvores.
É comum no estrato médio, copas e bordas de florestas úmidas, tanto de terra firme quanto de várzea, sendo observado também em clareiras com árvores esparsas, árvores isoladas no campo ou em coqueiros (Pantanal, Mato Grosso). Vive em grupos familiares com cerca de 6 a 8 pássaros.
RAÇAS GEOGRÁFICAS:
Existem 3 subespécies reconhecidas: (Subespécie brasileira esta marcada com asterisco. Obs: N: Norte, S: Sul, L: Leste; O: Oeste; C: Centro; NE: Nordeste; NO: Noroeste)
*hypostictus (Gould, 1855) - SE Colômbia e E Equador e E em todo o Brasil de R Tocantins, S para E Peru e Bolívia .

Canto (Campylorhynchus turdinus hypostictus)


*unicolor (Lafresnaye, 1846) - terras baixas da Bolívia e do Brasil E adjacente, Paraguai N & C e N extrema Argentina (E Formosa).


Canto (Campylorhynchus turdinus unicolor)



*turdinus (Wied, 1821) - E Brasil (Maranhão, Bahia e S para o Espírito Santo).

Canto (Campylorhynchus turdinus turdinus)

Distribuição Geográfica

Amazônia brasileira, tanto ao norte quanto ao sul do Rio Amazonas, no Pantanal Matogrossense, na Bahia e no norte do Espírito Santo. Encontrado também na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Paraguai. A Sub-espécie (Campylorhynchus turdinus turdinus) é encontrada em todo o BRASIL. 

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

  • Tomas Sigrist. Guia de Campo das Aves do Brasil Oriental. Editora AvisBrasilis, 2007.





Nenhum comentário:

Postar um comentário