segunda-feira, 16 de setembro de 2013

"ÁGUIA PESCADORA CANADENSE MIGRATÓRIA...AVE de NÚMERO 144"...



Nome Científico: Pandion haliaetus (Linnaeus, 1758)

    Esta AVE foi visualizada e acompanhada durante sua jornada na FAZENDA MODELO,  pelo fotógrafo do DOSSIÊ FAZENDA MODELO: "JARDELVIEIRA",  aqui nas margens do (POLUÍDISSIMO DIARIAMENTE, POR ESPUMA NITROGENADA) RIBEIRÃO DAS NEVES...Os registros da presença desta linda ÁGUIA, que veio  voando, de mais de 8 mil Km  distante daqui, para fugir dos rigorosos invernos da AMÉRICA DO NORTE, foram iniciados já  durante o mês de julho, estendendo-se ao mês da AGOSTO. A linda ÁGUIA CANADENSE marcou sua presença sempre regular, pousada,  sempre solitariamente, no alto dos bambus nas margens do RIBEIRÃO DAS NEVES à espreita de peixes.  O que nos preocupa é que, certamente,  os peixes do RIBEIRÃO DAS NEVES estão muito contaminados por metais pesados, conforme diagnóstico do CETEC, disponível na página do CETEC, em pesquisa encomendada pela COPASA e GOVERNO DO ESTADO DE MINAS, sendo que nenhuma providência foi tomada para proteger a AVE FAUNA que se alimenta de peixes do ENVENENADO RIBEIRÃO DAS NEVES.  Não sabemos se esta ÁGUIA voltará por aqui no ano que vem... Tomara que não volte e obedeça os seus instintos de conservação, pois se depender da razão dos humanos "responsáveis" entre "ASPAS", a coisa ficará sempre preta para esta linda AVE. 
A águia-pescadora é uma ave Accipitiforme da família Pandionidae. Conhecida também como gavião-pescador, gavião-do-mar e gavião-papa-peixe. No interior da Amazonia é conhecida como gavião-caipira.
Mede cerca de 57 cm de comprimento e pesa cerca de 1,2 kg, sua envergadura é de quase 2,00m.
Alimenta-se basicamente de peixes, porém come outras aves e pequenos mamíferos.
Apesar de mais numerosa no final e início do ano, tem sido encontrada durante todos os meses, o que pode indicar que esteja se reproduzindo em nosso País, fato ainda não comprovado. A espécie migra ainda jovem e leva de 2 a 3 anos para tornar-se adulta, quando regressa à América do Norte para se reproduzir. Após este período, retorna periodicamente à América do Sul durante o inverno no hemisfério norte. É comum em lagos, grandes rios, estuários e no mar próximo da costa. Vive normalmente solitária, voando alto ou pousada sobre árvores isoladas.
Originária da América do Norte, onde se reproduz, a espécie migra para a América do Sul durante o inverno, podendo ser encontrada até o Chile e Argentina.  A ÁGUIA PESCADORA aparece na FAZENDA MODELO, durante meados dos meses de JULHO e AGOSTO, sendo que na entrada do mês de SETEMBRO  não parece mais  estar mais entre nós. Há registros de sua ocorrência em vários estados do Brasil, como Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará.

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário