segunda-feira, 16 de setembro de 2013

"CHOQUINHA DE PEITO PINTADO"...AVE DE NÚMERO 117 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO"...



CHOQUINHA DO PEITO PINTADO.
AVE DE NÙMERO 117 DO DOSSIÊ FAZENDA MODELO.

Nome Científico: Dysithamnus stictothorax ( Temminck, 1823)


A Choquinha-de-peito-pintado é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae.

Este pássaro foi vizualizado em grupo de arbustos bem ao lado de uma obra de construção de uma rua (totalmente sem placa de identificação sobre o responsável pela obra, nem da construtora e nem dos propósitos da obra), bem junto à ponte de entrada em SANTO ANTÔNIO DA BARRA. Também vizualizada junto as árvores logo no portão de acesso à casa do antigo diretor da FAZENDA MODELO; o Dr DÁLTON.

Este local tem se destacado por um número bem grande de espécies diferentes. Somente nestes arbustos de referência desta espécie de BICO CHATO, foram encontradas mais de 15 espécies diferentes de AVES. Já no entorno este número é muito maior. O destaque desta espécie é que não há evid~encias de registros da enciclopédia virtual WIKI -AVES nas região de LAGOA SANTA e entorno de um raio de 50 KM. Assim, nosso registro desta espécie na FAZENDA MODELO é inédito para esta região, pelos dados de consulta no WIKI AVES.

Mede 13 cm de comprimento. Ambos os sexos diferenciam-se de outros Dysithamnus pelo padrão de marcas constrastantes da cabeça. Pode ser sintópico com a choquinha-lisa.

Hábitos

Vive na Mata Atlântica até 1250 m. Usualmente em casais, acompanham bandos mistos pelos estratos baixos, tanto na mata primária quanto na secundária.

Distribuição Geográfica

Presente no sul da Bahia e nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Também ocorre na Argentina.

Referências Bibliográficas.

SIGRIST, T. Avifauna Brasileira: The avis brasilis field guide to the birds of Brazil, 1ª edição, São Paulo: Editora Avis Brasilis, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário