sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

""PULA PULA DO BAMBU""... AVE DE NÚMERO 167 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO.

  Nome Científico:  Basileuterus culicivorus:  Significado ETIMOLÓGICO: ave vestida como um rei devoradora de mosquitos...FOTO DO MACHO: 



                                                      FOTO DO PULA PULA JOVEM...

  

  O pula-pula (Basileuterus culicivorus) é uma ave  da ordem Passeriforme  e da família Parulidae. Recebe este nome por ser considerado um pássaro inquieto que tem o hábito de pular incansavelmente. Também é conhecido por sebinho.
 Nome Científico: ⇒ Basileuterus culicivorusave vestida como um rei devoradora de mosquito.
  Mede cerca de 12 centímetros e pesa cerca de 10,5 gramas. Possui o lado inferior amarelo e o superior verde-oliváceo, sobrancelha esbranquiçada, realçada por uma faixa anegrada por baixo e por cima, faixa medial no pileo cinzento-avermelhada.
  Alimenta-se de insetos capturados na superfície de ramos e folhas.
  NA FAZENDA MODELO DE PEDRO LEOPOLDO FOI VISUALIZADO NO BAMBUZAL LOCALIZADO JUNTO AO CARRINHO DE ÁGUA DE CÔCO VERDE, MUITO BEM CUIDADO E HIGIÊNICO, DO ""CRISTIANO DO GARIMPO"",  do lado direito da pista de caminhada, após aoportão de entrada dos domínios da FM de PL...

   O ninho, em forma de tigela, é feito no solo, entre a vegetação, sendo confeccionado com capins muito finos; a câmara incubatória é acolchoada com talos finos de cortiças. Os 2 ou 3 ovos são brancos, com uma larga coroa  de pontos azul-cinzentos misturados a outros de cor-de-vinho e medem 17 por 12 milímetros.
   É um pássaro bastante inquieto, daí seu nome popular. Vive no interior de florestas úmidas e secas, capoeiras e cerradões, a média altura. É bastante comum em bandos mistos  de aves, sendo indicado por muitos estudos como espécie regular e responsável pela coesão do bando.
  Segundo Helmut Sick, ocorre do México e América Central, através da maior parte da América do Sul, à Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai, Brasil setentrional (Roraima), Brasil oriental (Maranhão ao Rio Grande do Sul) e Brasil central (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Cachimbo no sul do Pará e Goiás).

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • SICK, H. Ornitologia Brasileira, uma Introdução. 2ed, Brasília: Universidade de Brasília, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário