quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

"CURITIÉ"...AVE DE NÚMERO 166 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO...

Nome Científico:  Certhiaxis cinnamomeus 




  O curutié é uma ave passeriforme  da família Furnaridae. Conhecida por vários nomes populares, como: casaca-de-couro, curuira-do- brejo, corrucheba.
  Seu Nome significa: do (grego) khertios, certhiaxis = pequeno trepador de árvores; e do (latim) cinnamomeum, cinnamomeus = da cor do cinamomo, cor de canela. ⇒ Pequeno trepador de árvores da cor de canela. 
  Geralmente o furnarídeo paludícola  mais freqüente. Sempre foi visualizado nos estratos baixos de vegetação na FAZENDA MODELO, ora pousado na cerca, ou pousado nos baixíssimos pés de goiabeira. O local para visualizá-lo na FAZENDA MODELO DE PEDRO LEOPOLDO (MG), é bem próximo do portão de acesso aos domínios da FAZENDA MODELO.  


  FILME SOBRE UMA COMPETIÇÃO DE OBSERVAÇÃO DE AVES NOS EUA. UMA INTENSA ROTA DE OBERVAÇÃO DA AVE FAUNA INCENTIVOU PRÁTICAS DE TURISMO ECOLÓGICO NOS EUA.... UMA CÓPIA DO FILME FOI DOADA AO DOSSIÊ FAZENDA MODELO PELO CASAL CARLOS RENATO e PRISCILA, TRADICIONAIS PRATICANTES MATINAIS DE CAMINHADA NA FAZENDA MODELO DE PEDRO LEOPOLDO ....

   Tem o aspecto de um ""joão tem nen nen"" de cauda longa bem rígida. As partes superiores pardo ferrugíneas, partes inferiores esbranquiçadas, mento com uma manchinha amarelo-sulfúrea que pouco se destaca à distancia. Mede cerca de 14 cm.
Duro “krip”; estrofe monótona, dura e descendente terminalmente, lembrando avoz da sanã parda  (Laterallus melanophaius), mas de menor volume (canto); o casal canta em dueto.
  Sua alimentação consiste de insetos e suas larvas, aranhas, opiliões e outros artrópodes e moluscos.
  Constrói seu ninho  (feito de gravetos), em pequenas moitas próximo à ambientes aquáticos. O ninho é preso em forquilhas e galhos laterais, com a forma de uma garrafa deitada com o bojo redondo. Procria praticamente todos os meses do ano, botando 3 ovos creme-claros. Os filhotes nascem após 14 a 15 dias de incubação e com cerca de 18 dias abandonam o ninho.
HÁBITOS DE VIDA:
Vive nas proximidades de ambientes aquáticos. Locomove-se no solo pulando quando está a procura de alimento. 
Ocorre da Colômbia e Guianas à Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai e em todo o Brasil.

  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário