terça-feira, 10 de dezembro de 2013

""NEI NEI""...AVE DE NÚMERO 168 do DOSSIE FAZENDA MODELO.

    
Nome Científico: Megarynchus pitangua 



    VAI BEM TI VI NEI NEI....
    VAI E VEM NEI NEI, MEU NENÉM,
    VOU TE EMBALAR NO COLO...
    DO MEU REFÚGIO FAZENDA,
    
    MEU LATIFÚNDIO...
    AHHH....MEU LATIFÚNDIO???
    UAI...UAI...UAI..UAI...
    MEU CANTEIRINHO DE COUVE.

    LÁ VEM BEM TI VÍ DE GAMELA...
    PRÁ TOMAR BANHO COM O VELHO,
    MOLHADOR DOS BEM CHATO,
    CHEGA JUNTO O BEM TI VI BICO DE PATO...

    MOLHA ÁGUA! POIS HOJE VEIO O  PITANGUÁ.
    MIGRANTE VOANDO DA AMAZÔNIA CHEGOU,
    PRÁ ALIVIAR SUA FEMEA AFLITA PITANGUÁ-AÇU,
    QUE FICOU LÁ, PRÁ CUIDAR DOS FIOTES DE PITANGOÁ.  

    BEM TI VI NEI NEI...
    UM BEM TI VI DO MATO,
    E É TAMBÉM NO MEU CANTEIRO LATIFÚNDIO,
    BEM TI VI DO BICO CHATO.

     POETA SAPATO VELHO AMORIM PINTO.

     


     Você Lembra..Lembra...
     Daquele tempo eu tinha...
     Estrelas nos olhos, e um jeito de herói,
     E era mais forte e veloz,
     Que qualquer mocinho de COWBOY. (ROUPA NOVA-SAPATO VELHO) 


        À primeira vista muito parecido com o bem-te-vi, dele se distinguindo pelo bico nitidamente maior, o que motivou o nome do gênero, e principalmente pela voz, claramente diferente, que lhe valeu o nome onomatopéico. Costuma-se encontrar esta espécie em  paisagens abertas com árvores espassas e cerrados.As bordas de matas são seus locais prediletos, inclusive na FAZENDA MODELO de PEDRO LEOPOLDO, foi vizualisado principamente bem próximo ao PARQUE DE EXPOSIÇÕES ASSIS CHATEUBRIANT, pois trata-se de uma área mais urbanizada e o nei nei frequenta bastante áreas urbanas, onde ainda há quintais com frutos maduros. Como trata-se de uma AVE MIGRATÓRIA proveniente do NORTE DO BRASIL, chega no REFÚGIO DA FAZENDA MODELO DE PEDRO LEOPOLDO em meados de NOVEMBRO, quando chega o verão.  

     Conhecido pelos seguintes nomes: bem-te-vi-bico-de-gamela (PE), bem-te-vi-do-bico-chato (SP), bem-te-vi-do-mato (SP), bem-te-vi-do-mato-virgem, bem-te-vi-gamela (CE) bem-te-vi-gameleiro (MG), bem-te-vi-pato (ES), pintangoá, pitanguá e pitanguá-açu (Amazônia), siriri . 

    Bico extremamente largo e chato, que é, aliás, muito variável; tem o tarso muito curto. Ave que lembra muito o bem ti vi (Pitangus sulphuratus) mas seu bico é muito robusto e sua vocalização difere totalmente. Os dois únicos meios de diferenciar o nei-nei são pela vocalização, bem diferente da vocalização do bem ti vi, ou pelo tamanho do bico, que é bem maior que o do bem-te-vi. O problema é que o bico é mais largo que comprido então seu tamanho chama mais atenção quando visto por baixo do que de perfil. Mede cerca de 21cm.
   Seu grande bico o ajuda a apanhar os insetos e as frutinhas dos quais se alimenta. Já foi visto pescando pequenos peixes e caçando pequenos lagartos e filhotes de outras aves.
   A fêmea é encarregada da construção do ninho, que é uma tigela rasa feita de gravetos e grama, enquanto o macho traz o material. Ninho pequeno e situado nas partes altas das árvores isoladas. A fêmea bota 2 ou 4 ovos claros com pequenas manchas e os choca sozinha. Os pais se revezam na alimentação dos filhotes, que saem do ninhos após 23 a 26 dias.
   Ave migratória, sendo encontrada nos meses mais quentes do ano. O casal tem o hábito de cantar em dueto, porém este é mal sincronizado. Apesar da aparência quase idêntica ao seu primo bem-te-vi, o nei-nei se comporta de forma um tanto diferente. É muito mais tímido, sendo mais fácil de ouvir que ver, pois passa a maior parte do seu tempo na copa das árvores.
   É migratório em algumas regiões.


 

Referências Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário