terça-feira, 31 de dezembro de 2013

"GARÇA AZUL"...AVE DE NÚMERO 170 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO...

  Nome Científico: Egretta caerulea ,  AVE confirmada no WIKI AVES na região do entorno de LAGOA SANTA em MINAS GERAIS.

                                    GARÇA AZUL JOVEM...

    AVE MIGRATÓRIA, que pode ter vindo dos Estados Unidos para o refúgio da FAZENDA MODELO em PEDRO LEOPOLDO e região, onde NIDIFICA. Chega a medir até 52 cm de comprimento. Quando adulta apresenta uma plumagem cinzento-azulada(azul-ardósia) com cabeça e pescoço violáceos, bico, tarso e dedos anegrados. Quando juvenil é branca, passando por um estágio de transição “malhado”. UMA DESTAS GARÇAS AZUIS TINHA ESTA COLORAÇÃO JUVENIL, COM O BRANCO BEM VISÍVEL NAS ASAS AO VOAR.
  A garça-azul é uma ave ciconiiforme da família Ardeidae. Conhecida também como garça-morena (Pará) ou garça-cinzenta (Recife, Pernambuco).
  Seu nome significa: do (francês) aigrette = garça; e do (latim) caeruleus = azul, azul escuro, azulado. ⇒ garça azul..
    Alimenta-se de pequenos invertebrados e peixes.
   Vive sozinha ou em grupos espaçados de 2 ou 3. Seus ninhos  são plataformas construídas de gravetos, geralmente em manguezais, localizados de 1 a 3 m acima da linha d'água. Põe de 2 a 5 ovos azuis.

                                     GARÇA AZUL ADULTA...

  Na Fazenda Modelo em PEDRO LEOPOLDO (MINAS GERAIS), A GARÇA AZUL foi visualizada sempre solitária, sendo que várias vezes foi vista voando sobre as matas bem próximas ao RIBEIRÃO DAS NEVES. Outra vez foi vista, com binóculo (IDENTIFICAÇÃO SECUNDÁRIA, segundo o órgão oficial de registro de AVES no BRASIL, baseado ainda no estudo feito por SICK, entre os anos 50 e 60 no BRASIL),  pousando na CAPINEIRA, muito rica em CAPIM BRAQUIÁRIA, bem próximo do bambuzal localizado junto à estradinha de terra antiga que levava até a pinguela em SANTO ANTÔNIO DA BARRA... 
  Habita manguezais e lamaçais do litoral, os quais explora nos momentos de maré baixa, além de alagados, rios e lagos, sendo mais comum em áreas costeiras. No Brasil E. caerulea é mais freqüente nos manguezais, ambientes que representavam os únicos locais conhecidos de reprodução dessa espécie no país.
Presente em todo o litoral brasileiro, Pantanal e Bacia Amazônica. Encontrada também desde o sul dos Estados Unidos e América Central até a Colômbia, Peru, Chile e Uruguai.

  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário