terça-feira, 23 de julho de 2013

SUIRIRÍ CAVALEIRO. AVE DE NÙMERO 129 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO.




Nome Científico: Machetornis rixosa (Vieillot, 1819)

    O suiriri-cavaleiro é uma ave passeriforme da família Tyranidae. Recebe também os nomes comuns de bem-te-vi-cabeça-de-estaca, bem-te-vi-carrapateiro (BA), bem-te-vi-coroa, bem-te-vi-de-coroa, bem-te-vi-do-gado, cavaleiro, monta-cavalo, suiriri e suiriri-do-campo (RS).
     Esta espécie é de ampla distribuição na FAZENDA MODELO. Nos locais gramados e campos abertos e praça do QUIOSQUE foi detectada sua presença. Uma ave muito fácil de perceber sua presença, entretanto, há mais espécies de SUIRIRÍ. A que mais pode ser confundida com esta espécie de SUIRIRÌ é a espécie Tyrannus melancolicus, também muito comum na FAZENDA MODELO, praticamente idêntica  nas cores, embora o seu peito amarelo seja mais escuro. O SUIRIRÍ CAVALEIRO tem um amarelo mais limão e bem mais clarinho e intenso. 
   O peito é amarelo, a garganta clara, a cabeça cinza e as partes superiores marrons. Essa coloração lembra a de muitas outras espécies da família Tyranidae. Mede cerca de 18cm. As patas são compridas o que ajuda a identificá-lo.
   Como o próprio nome diz, o comportamento mais conhecido do suiriri-cavaleiro é o seu hábito de seguir bois, antas, capivaras e outros mamíferos grandes para capturar carrapatos e outros parasitas sobre estes animais ou para apanhar os insetos espantados por eles enquanto caminha. 
   Constrói um ninho de gravetos a cerca de 4 m do solo, mas eventualmente pode ocupar o ninho abandonado do JOÃO DE BARRO (Furnarius rufus). Os ovos, brancos ou cor de creme, são incubados pelo casal.
    O suiriri-cavaleiro é fácil de ser identificado pelos seus hábitos, especialmente por passar a maior parte do tempo no solo, andando de uma forma que lembra muito o JOÃO DE BARRO, enquanto os outros tiranídeos com os quais pode ser confundido são mais arborícolas. Vive em paisagens abertas, campos de cultura e parques nas cidade.
  Ocorre na região centro-leste do Brasil, distribuindo-se desde a Venezuela até a Bolívia, Argentina e Uruguai. É migratório no sul do Brasil.

Referências Bibliográficas:
  • SANTIAGO, R. G. Bem-te-vi (ou siriri)- do-gado ( Machetornis rixosa (ex rixosus)) Biblioteca Digital de Ciências, 09 dec. 2006. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário