segunda-feira, 22 de julho de 2013

CHORÃO OU BOIADEIRO. AVE DE NÚMERO 127 do DOSSIÊ.

FOTO DA FÊMEA

                                            FOTO DO MACHO.

CHORÃO OU BOIADEIRO.
AVE DE NÚMERO 127 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO.

Nome Científico: Sporophila leucoptera (Viellot, 1817)

O chorão é uma ave passeriforme da família Emberizidae. Conhecido também como bico-vermelho (Espírito Santo), boiadeiro (Minas Gerais), cigarra-bico-vermelho, cigarra-rainha, patativa-chorona, chorona (São Paulo) ou apenas patativa (Sertão da Paraíba).

Espécie visualizada pousada em fio da rede elétrica na orla da estrada para SANTO ANTÔNIO DA BARRA, do lado do RIBEIRÃO DAS NEVES, que continua com a espuma venenosa, agora ininterrúpta desde sábado dia 14 de julho de 2013...A fêmea que foi visualizada.Pode ser confundida com a fêmea de COLEIRNHA, mas é um pouco maior, e assim, não deixa dúvidas.

Como todos os outros membros do gênero Sporophila, pode ser chamada de “papa-capim” acompanhada de algum outro adjetivo. Sporo é semente e, phila provem de phyllo que significa afinidade. seriam realmente os “que tem afinidade com sementes” ou “papa-capim”. O termo leucoptera significa “asa-branca” onde, leucos é branco e, pteros é asa.

Mede cerca de 12,5 centímetros de comprimento. O macho é cinza nas partes superiores e branco nas inferiores e a fêmea é marrom-olivácea nas partes superiores e bege-amarronzada nas inferiores; os jovens são pardos.

A parte característica do canto é um assovio melancólico ascendente.

É espécie comum, que habita áreas de gramíneas com arbustos e emaranhados de vegetação, quase sempre próximo à água, em áreas pantanosas e margens de rios e lagos. Vive solitária ou em pares espalhados e raramente se associa a outras espécies.

Subespécies ou Raças Geográficas:

Existem 4 subespécies reconhecidas: (Subespécie brasileira esta marcada com asterisco. Obs: N: Norte, S: Sul, L: Leste; O: Oeste; C: Centro; NE: Nordeste; NO: Noroeste)

*leucoptera - Centro, sudeste e sul do Brasil. Partes inferiores brancas (incluindo pescoço e garganta); bico amarelo forte; máscara da face, asas, costas cinza-azuladas. Flancos brancos.


Sporophila leucoptera leucoptera (Macho adulto)
Sporophila leucoptera leucoptera (Macho adulto)Sporophila leucoptera leucoptera (Fêmea adulta)
Sporophila leucoptera leucoptera (Fêmea adulta)

*cinereola - Nordeste do Brasil, desde o Maranhão até a Bahia e, ao sul, até o Rio de Janeiro. Um pouco menor e costas de um cinza-azulado um pouco mais claro que a forma nominal; partes inferiores - ao contrário da forma nominal, onde são totalmente brancos - em especial tórax e flancos, manchadas de um cinza claro.


Sporophila leucoptera cinereola (Macho adulto)
Sporophila leucoptera cinereola (Macho adulto)Sporophila leucoptera cinereola (Fêmea adulta)
Sporophila leucoptera cinereola (Fêmea adulta)

*mexianae - Suriname, Amapá e nordeste do Pará (Ilha Mexiana). Parecida com S. l. cinereola, mas o cinza-azulado é mais claro e as partes inferiores não possuem cinza no tórax e nos flancos.

bicolor - Peru e Bolívia. O cinza-azulado das partes superiores das outras subespécies de S. leucoptera é substituído pelo negro. Alguns autores defendem que seja elevada à condição de espécie devido às suas características diferentes e isolamento geográfico.


Sporophila leucoptera bicolor (Macho adulto)
Sporophila leucoptera bicolor (Macho adulto)Sporophila leucoptera bicolor (Fêmea adulta)
Sporophila leucoptera bicolor (Fêmea adulta)
Distribuição Geográfica

Presente nas ilhas da foz do rio Amazonas e leste do Pará, Maranhão, Piauí e Pernambuco, em direção sudeste até Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e em direção oeste até Goiás e Mato Grosso. Encontrada também no Suriname, Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai


Referências Bibliográficas:

Federação Ornitológica de Minas Gerais, boiadeiro - Disponível em http://www.feomg.com.br/boiadeir.htm Acesso em 3 mai. 2009
Portal Brasil 500 Pássaros, Patativa-chorona - Disponível emhttp://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1birds/p473.htmAcesso em 3 mai. 2009
White bellied seedeater - Disponível emhttp://ibc.lynxeds.com/species/white-bellied-seedeater-sporophila-leucoptera. Acesso em 11 Out. 2012
Ridgely & Tudor - Birds of South America (1989)

Nenhum comentário:

Postar um comentário