terça-feira, 30 de julho de 2013

"GATURANO VERDADEIRO. UM IMITADOR PERFEITO. AVE DE NÚMERO 132 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO".



Nome Científico: Euphonia violacea (Linnaeus, 1758).

     O gaturamo-verdadeiro é uma ave passeriforme  da família Fringilidae. Também é conhecida pelos nomes de bonito-lindo, gaturamo-imitador, gaturamo-itê, Guiratã (nome para a fêmea, no Rio de Janeiro), guipara e gaipava (nomes atribuídos à fêmea em Santa Catarina), guriatã (Maranhão), guriatã-de-bananeira (Pernambuco), tem-tem-de-estrela.O gaturamo-verdadeiro mede entre 11 e 12cm e pesam cerca de 15g (macho). 

    A espécie apresenta dimorfismo sexual: O macho tem as partes superiores azul-metálicas, uma mancha amarela na testa e as partes inferiores amarelas e a fêmea apresenta as partes superiores verde-oliváceas e as inferiores amarelo-oliváceas.Um dos melhores imitadores. Um único macho pode se manifestar em poucos minutos na voz de 10 a 16 espécies de aves diferentes. São imitações perfeitas, mas traduzidas para sua própria força vocal reduzida. O repertório do gaturamo se torna a cópia fiel da avifauna da região em que vive.

          ESTE IMITADOR PERFEITO DO CANTO DE OUTRAS AVES FOI VIZUALIZADO POUSADO NO PÉ DE EUCALIPTUS EM FRENTE AO QUIOSQUE DA FAZENDA MODELO. A AVE ESTAVA VISITANDO AS FLORES DO EUCALIPITUS, NESTE MÊS DE AGOSTO MUITO FLORIDOS, EM BUSCA DE PÓLEN E NÉCTAR DAS FLORES. OCASIONALMENTE, PROVOCAM A POLINIZAÇÃO SEGUIDA DA FERTILIZAÇÃO DAS FLORES DE EUCALÍPTUS. ISTO DEMONSTRA O QUANTO ALGUNS PÁSSAROS SÃO CRUCIAIS PARA BOA PRODUTIVIDADE DE SEMENTES E FRUTOS DO CERRADO BRASILEIRO. ASSIM,TEMOS MOTIVOS SUFICIENTES PARA DESENVOLVER POLÍTICAS PÚBLICAS DE PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS ONDE VIVEM ESTES PÁSSAROS, POIS DELES TAMBÉM, DEPENDEMOS DO ALIMENTO QUE CHEGARÁ NA NOSSA MESA, INFELIZMENTE, HOJE, MUITO REGADA A BATATA FRITA, COCA-COLA,  SANDUÍCHES MC DONALD E OUTRAS DROGAS  MAIS, IMPORTADAS. 

   São aves sociais, que se alimentam de frutos e consomem insetos apenas raramente.
  Possui moela degenerada, ou seja, baixa capacidade de processamento mecânico dos alimentos ingeridos. O alimento é pouco aproveitado e eliminado poucos minutos após a ingestão. 
    Atinge a maturidade sexual com 12 meses.
    Os ninhos são construídos em cavidades em troncos. Cada postura tem em média quatro ovos brancos, pintalgados de vermelho, e incubados apenas pela fêmea durante 15 dias, tendo de 2 a 3 ninhadas por temporada.
    
É comum em bordas de florestas, florestas de galeria, clareiras, jardins, plantações de cacau e citrinos, fruteiras em plantações, árvores densas em parques, evitando áreas abertas mais áridas. Vive aos pares ou em pequenos grupos e junta-se com freqüência a bandos mistos de aves. Além de ser muito apreciado por seu canto melodioso, o macho costuma imitar as vocalizações de uma grande variedade de espécies, como gaviões, papagaios, tucanos e gralhas.
    Amazônia brasileira, a leste dos rios Negro e Madeira, no Nordeste (excetuando-se a área da caatinga), e em direção sul até o Rio Grande do Sul. Encontrado também nas Guianas, Venezuela, Paraguai e Argentina.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário