segunda-feira, 29 de julho de 2013

"CANELEIRO VERDE. AVE DE NÚMERO 132 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO."

        Nome Científico: Pachyramphus viridis (Vieillot, 1816)



   O Caneleiro-verde é uma ave passeriforme da família Titydrae.  Conhecido também como Bico-grosso. Esta ave foi vizualizada pousada nos EUCALIPITUS em frente ao ponto de ônibus, bem próximo do QUIOSQUE da FAZENDA MODELO, do outro lado da AVENIDA RÔMULO JOVIANO. A AVE estava se alimentando de pólen nas flores dos EUCALIPITUS, todos muito floridos nesta época do ano.  
  Mede cerca de 14,5 cm de comprimento. O macho apresenta o alto da cabeça preto, o qual é oliváceo na fêmea.
  Constrói ninho esférico grande com a entrada voltada para a lateral. O macho participa assiduamente na construção, carregando junto a fêmea gravetos, folhas largas e gramíneas para o acabamento interno do ninho. 
   
Varia de incomum a localmente comum em campos e clareiras com árvores esparsas, florestas de galeria, bordas de florestas e capoeiras. Vive aos pares, procurando insetos ativamente na folhagem a alturas variáveis.
Amazônia brasileira, da foz do Rio Amazonas até o baixo Rio Tapajós, e do Maranhão ao Rio Grande do Norte, estendendo-se em direção sul até o Rio Grande do Sul. Encontrado também na Venezuela, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai.






Referências Bibliográficas:


Portal Brasil 500 Pássaros, Caneleiro-verde - Disponível em http://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1birds/p344.htmAcesso em 12 mai. 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário