segunda-feira, 29 de julho de 2013

"SANHAÇO DE COLEIRA. AVE DE NÚMERO 131 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO"...



Nome Científico: Schistochlamys melanopis( Latham, 1790).
  
 Tem cerca de 18 centímetros. É uma ave de corpo cinzento, cabeça, garganta e pescoço negros. Quando jovem sua cor é verde-olivácea. Possui um gorjear suave e mavioso muito semelhante ao do bico de veludo (Schistochlamys ruficapillus). De acordo com descobertas recentes, não existe dimorfismo sexual. Na edição novíssima (2011) do guia Aves do Brasil - Pantanal e Cerrado, aparece apenas uma única forma adulta. Outros livros mais antigos apresentam a fêmea como verde-olivácea, porém hoje essa forma da ave é tida como sendo do jovem.

   Alimenta-se predominantemente de vegetais: frutinhas das árvores e arbustos, frutinhas de cipós, frutas maiores e seu suco, folhas, botões e néctar.
     Costuma fazer seu ninho no capim, a pouca altura ou no chão. Faz ninho tipo taça. Atinge a maturidade sexual aos 12 meses. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 3 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias. Em Santo Antônio do Monte/MG foi observado um espécime provavelmente híbrido com Schistochlamys ruficapillus .
   Habita a Mata baixa ribeirinha, pântanos, cerrado, restinga, campo sujo. Limpa o bico, esfregando-o em um galho.
    Ocorre do sul do baixo Amazonas de Santarém a Belém, Brasil central, Nordeste e leste até São Paulo. esta espécie foi vizualizada por binóculo, há cerca de 400 metros de distância, nos deixando um pouco em dúvida para identificação, embora a coleira preta, o peito pardo claro e costas cinzentas mais escuras, combinem com a descrição. A bibliografia registra a presença desta ave na região. Esta ave é pouco incidente nesta nossa região, embora no WIKI AVES, há registros  fotográficos dela na região do VALE DAS VERTENTES e na região de NOVA LIMA, há pouco mais de 70 KM de PEDRO LEOPOLDO. Trata-se de uma ave facilmente adaptável ao cerrado e foi vizualizada pousada numa árvore no alto da copa, muito próximo à primeira ponte da FAZENDA MODELO ao lado da pista de caminhada.

  Referências Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário