quarta-feira, 17 de julho de 2013

"ESPUMA CRIMINOSA MATA PEIXES E AVES NO RIBEIRÃO DAS NEVES, DE NOVO"




  Desde o último sábado, dia de intensas "FESTIVIDADES EM PEDRO LEOPOLDO", UMA ESPUMA, que vem desde a ponte da TAPERA, onde a situação é bem pior, onde a espuma chegou há mais de 1 metro e meio de altura, vem exterminando por envenenamento letal os peixes do RIBEIRÃO DAS NEVES. ALGUNS MEMBROS DO DOSSIÊ FAZENDA MODELO vem acompanhando e fizeram registros de filmagens, fotográficos do fato.

      As descargas estavam sendo feitas, geralmente, aos domingos de madrugada, sendo que das pontes da TAPERA E FAZENDA MODELO era comum ver a espuma venenosa nas manhãs de segunda-feira e poucas vezes nas manhãs de domingo. Sempre, lá pelas 8 horas da manhã os níveis de espuma já havia terminado, mas de sábado para cá os níveis aumentaram vertiginosamente, e hoje de manhã presenciamos, a morte de milhares de peixes observando da ponte. ASSISTIMOS uma cena muito triste para aqueles e aquelas que sentem pelos animais, plantas e pela natureza um sentimento de fortes afetos.

      CASCUDOS desesperados pulavam para o barranco tentando fugir do envenenamento das águas do RIBEIRÃO DAS NEVES e morriam agoniando sob a areia fedorenta de AMONÍACO. Morriam piabas, carás, mandis amarelos e pintados, douradinhos, peixes espadas, tilápias, traíras e muitos alevinos de peixes.

 E o pior está por vir!

   Grande parte da AVE FAUNA DA FAZENDA MODELO se alimenta dos peixes do RIBEIRÃO DAS NEVES. O veneno vai descendo rio abaixo e segue para Dr Lund,  Precon São José da Lapa e Vespasiano. Fico triste, pois PEDRO LEOPOLDO está jogando veneno nas águas de nossos RIOS e contaminando ilegalmente, todo o entorno que se segue rio abaixo. Triste, para uma terra que já abrigou CHICO XAVIER, DIRCEU LOPES e MARCELO OLIVEIRA.  Hoje estamos exportando veneno descendo rio abaixo e salve-se quem puder. Já cobramos providências junto à polícia ambiental, que em DEZEMBRO de 2012, no último episódio de espuma e morte de peixes aos milhares, mas, até hoje não veio nenhum retorno. Amostras da água e peixes mortos foram coletados e não houve nada de significativo em termos de aplicações de multas e outras penalidades previstas, pois hoje presenciamos um episódio mais grave do que o de DEZEMBRO de 2012.

   O nitrogênio é uma fonte saudável e necessária de nutrientes químicos para os seres vivos. ENTRETANTO, o NITROGÊNIO deveria ser assimilado ou através da alimentação de proteínas(ANIMAIS) ou  na assimilação de produtos da decomposição da matéria orgânica(PLANTAS). Folhas em degeneração e estrume de vaca são fertilizantes naturais de solo, por que são ricos em NITROGÊNIO para as as raízes das plantas. Mas o NITROGÊNIO na forma de AMÔNIA e URÉIA trata-se de um veneno mortal, que até o ser humano tem que eliminá-lo pela URINA , que aliás, nem pode ficar tanto tempo armazenada na bexiga, pelos riscos de lesão interna. pelo grau de toxidade  do NITROGÊNIO acumulado na bexiga sob a forma  de URÉIA. Logo que urinamos a URÉIA em contato com o OXIGÊNIO do ar transforma-se rapidamente, suavizando um pouco o odor tão fético que poderia ser bem pior.

Adicionar legenda
     A água com esgoto sanitário não  mata deste jeito que estamos presenciando. ESGOTO doméstico jamais daria tal cheiro, pois a URINA,  que poderia ser a origem deste cheiro de AMONÍACO, ao longo da circulação da água do rio se modifica quimicamente, perdendo o odor. QUIMICAMENTE tal processo químico acontece normalmente com a urina, sofrendo alterações químicas, levando a uma diminuição intensa do cheiro de AMÔNIA  NITROGENADA. MAS, o cheiro de AMONÍACO que hoje está muito forte no RIBEIRÃO DAS NEVES  sempre aparece quando a espuma venenosa está presente. O DOSSIÊ FAZENDA MODELO cogita e tem como hipótese, que a origem da espuma vem de descargas de ORGANOCLORADOS despejados por pessoas que usam fertilizantes proibidos por leis ambientais no curso do RIO. A espuma não parece estar vindo de tão longe, como se cogitou de estar vindo de NEVES. O DOSSIÊ FAZENDA MODELO seguiu até VERA CRUZ e percebemos que para além da ponte de VERA CRUZ não há evidências de espumas tão intensas assim. E não há fábricas de detergentes por aqui, pois poderia ser a origem da espuma criminosa.

Haveria que se tomarem medidas preventivas e curativas emergenciais.
1- CRIAÇÃO DE UMA POLÍCIA MUNICIPAL AMBIENTAL com guarda de 24 horas sobre a região da FAZENDA MODELO até VERA CRUZ.

2-  TOMBAMENTO DA ÁREA DA FAZENDA MODELO, e ou, transformação em parque municipal e cultural, afim de facilitar os procedimentos de vigilância e  instituir práticas de EDUCAÇÃO AMBIENTAL e SISTEMATIZAR o uso e ocupação pedagógico do espaço de natureza , hoje já com 125 espécies de AVES já confirmadas pelo DOSSIÊ FAZENDA MODELO .


  A área encontra-se muito fragilizada e  sem os devidos  cuidados necessários para uma área de sustentabilidade ambiental, como consta teoricamente no próprio site da ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG.  Não temos visto e presenciado nenhuma ação por parte nem do LANAGRO nem da UFMG, afim de se fazerem cumprir as exigências legais de proteção a uma área de sustentabilidade. Se o RIO passa dentro de uma área FEDERAL de SUSTENTABILIDADE tão vasta e importante para as práticas diárias de ginásticas e caminhada e contemplação da natureza, por que o LANAGRO e a UFMG não reagem e tentam proteger uma área de natureza que a comunidade de PEDRO LEOPOLDO já tomou como um valor humanitário e natural...


TEXTO DE RESPONSABILIDADE DE:

PROFESSOR DOUTOR: GISNALDO AMORIM PINTO
BIÓLOGO, MESTRE EM EDUCAÇÃO UFMG E DOUTOR (USP)..
CPF 58387773620 e CI MG1791337 SSPMG.
PEDRO LEOPOLDO _ MINAS GERAIS_ BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário