domingo, 20 de abril de 2014

PICA-PAU ANÃO DE COLEIRA... AVE de NÚMERO 179 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO....


http://www.youtube.com/watch?v=193wRDN553I&list=UU7XVSM639EaLmac5BNdgr-g&index=1&feature=plcp


                           NOME CIENTÍFICO: Picumnus temminckii (Lafresnaye, 1845)





   O pica-pau-anão-de-coleira (Picumnus temminckii) é uma ave piciforme da família Picidae. Também conhecido como pica-pau-anão-de-pescoço-castanho.
  Seu nome significa: do (francês) picumne, piculet = pequeno pica-pau; e Temminckii = homenagem ao ornitólogo alemão - Coenraad Jacob Temminck (1778–1858). ⇒ Pequeno pica-pau de Temminck.

  Na mesma árvore com um ninho de CÔCO do CRISTIANO DE CARVALHO, localizada bem próxima ao portão de acesso ao LANAGRO, junto á pista de caminhada da FAZENDA MODELO em PEDRO LEOPOLDO (MG),  no dia 20 de ABRIL de 2014 (DOMINGO pela manhã de feriado prolongado), estava pousado  o PICA-PAU ANÃO de COLEIRA. Uma ave muito mansinha, tanto  que outros pesquisadores registraram no WIKI AVES, também um comportamento da ave, demonstrando pouquíssimo incômodo com a presença humana por perto. Eu ( Gisnaldo Amorim...) fiz uma aproximação, de pouco mais de um metro de distância da ave. Uma cena emocionante, deparar com uma ave tão acessível aos nossos olhares curiosos  de observadores de aves, com ares de encantamento. 

         O DETALHE DOS LONGOS DEDOS DO PICA-PAU ANÃO  DE COLEIRA, PERMITE QUE A AVE ABRACE TOTALMENTE UM GALHO FINO DE ÁRVORE.

  Mede aproximadamente 9 centímetros. Alguns autores consideram esta ave como subespécie do pica-pau-anão-barrado (Picumnus cirratus) ao qual realmente se assemelha muito, mas o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), em resolução publicada em 2001, passou a considerá-las como espécies distintas, sendo que o pica-pau-anão-de-coleira se diferencia do pica-pau-anão-barrado por apresentar uma região de coloração ocrácea na face e pescoço e por ter a coloração geral mais castanha, especialmente nas partes superiores. O macho apresenta as manchas da testa vermelhas enquanto na fêmea estas são brancas. O macho imaturo, já próximo da maturidade, apresenta barras das partes inferiores quase definidas e a testa sem manchas brancas.

NA FOTO DO JOÃO ANTÔNIO, PODE SER VISTA A PISTA DE CAMINHADA DA FAZENDA MODELO, BEM PRÓXIMO AO PONTO, ONDE O PICA-PAU ANÃO DE COLEIRA FOI VISUALIZADO.

Seu canto é um trinado muito típico, lembrando um pouco o de alguns grilos.
Seu tamanho reduzido o permite alcançar pequenos ramos que outros pica-paus não alcançariam e é nesses ramos finos que encontra os insetos e larvas dos quais se alimenta.
Reproduz-se em buracos feitos em árvores mortas, não muito longe do solo. A fêmea é encarregada da incubação, enquanto o macho a alimenta. O casal se reveza na alimentação dos filhotes.
Ocorre em qualquer local onde haja árvores, contanto que a mata não seja muito densa. É curioso notar que ao contrário dos outros pica-paus, esta e outras espécies do gênero Picumnus não costumam usar a cauda como apoio enquanto sobem pelos troncos ou martelam a madeira. Suas cauda é fina e não muito dura, por outro lado seus pés são desproporcionalmente grandes e fortes e são eles que suportam o peso da ave.
Enquanto o pica-pau-anão-barrado (Picumnus cirratus) ocorre desde o norte da Amazônia até a Argentina, o pica-pau-anão-de-coleira (Picumnus temminckii), apresenta uma distribuição restrita às regiões Sul e Sudeste do país e países vizinhos. Há, portanto, sobreposição entre as distribuições e pouco se sabe sobre as especificidades ecológicas que separam estas espécies.

  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


           ZIGMART....(VÍDEO) ....Fazendo ninho! Avistado em Corupá - SC
O pica-pau-anão-de-coleira (Picumnus temminckii) é uma ave 
piciforme da família Picidae. Também conhecido como pica-pau-anão-de-pescoço-castanho.
Fonte: WikiAves...

Nenhum comentário:

Postar um comentário