domingo, 6 de abril de 2014

GAVIÃO PATO...AVE DE NÚMERO 177 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO....



                         NOME CIENTÍFICO: Spizaetus melanoleucus (Vieillot, 1816)
  O gavião-pato é uma ave accipitriforme da família Accipitridae.
  Seu nome significa: do (grego) spizas = falcão; e aetos = águia; e do (grego) melas = preto; e leukos = branco; melanoleucos = preto e branco. ⇒ Falcão águia preto e branco.
  ESTE LINDO GAVIÃO PATO ou GAVIÃO DE PENACHO, como o Sr JOSÉ JORGE o chamou ( 99 anos de idade e praticante de caminhadas diárias nas manhãs na pista de caminhada da FAZENDA MODELO em PEDRO LEOPOLDO), estava pousado no alto de um poste da rede elétrica, próximo ao portão de acesso ao LANAGRO, neste sábado, dia 5 de abril de 2014. Foi visualizado diretamente e através de binóculo, contando com a ajuda de do Sr JOSÉ JORGE.
  Mede de 51 a 61 cm, com envergadura de até 117 cm, pesa entre 700g a 800g. Apresenta plumagem branca na cabeça, nuca, região superior do dorso e as asas são cinza escuros, quase negros. No alto da cabeça há um diminuto topete preto em forma de coroa e esta espécie apresenta ainda uma máscara preta que contrasta e destaca a íris amarela, enquanto os tarsos são completamente emplumados (Sick, 1997).

 GAVIÃO DE PENACHO PREDANDO OUTRA AVE ESCURA. ESTE COMPORTAMENTO É UMA PREDAÇÃO TÍPICO DAS AVES QUE FAZEM RAPINAGEM.

  Captura principalmente aves: tucanos, papagaios, periquitos e urus Também se alimenta de répteis, anfíbios e mamíferos pequenos.
  Constrói o ninho na alto das árvores de grande emergentes podendo atingir 1 metro de diâmetro. Os filhotes obtém a plumagem de adulto ao término da primeira muda com um ano de idade (Howell & Webb, 1995). Assim como os outros rapinantes semelhantes os jovens desta espécie são dependentes dos adultos até um mínimo de um ano de idade, não se afastando do ninho durante esse período.

Esta espécie é encontrada nas bordas de florestas conservadas e com pouca alteração causada pelo homem, e também em matas de galeria e no cerrado. O gavião-pato é encontrado durante o dia e geralmente sozinho ou em pares. Costuma voar muito alto, tendo assim uma visão perfeita do solo. Quando das alturas localiza sua presa, mergulha em um vôo certeiro sobre ela.

                        O GAVIÃO PATO VISTO DE BAIXO EM PLENO VÔO...

  Ocorre na região neotropical, tem uma ampla, embora descontinua, distribuição, ocorrendo desde o México à Argentina, é considerado escasso na maioria dos locais de ocorrência (Ferguson-Lees & Christie, 2001). De acordo com a Birdlife International (2009) das três espécies brasileiras do gênero Spizaetus, O gavião-pato tem a mais reduzida área de distribuição e é considerado o mais raro.Porém, tem sido mais registrado que o gavião de penacho Spizaetus ornatus. No Brasil, também possui ocorrência esparsa, ocorre no estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro,Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Sick, 1997; Mikich & Bérnils, 2004).

  

                                                        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • Canuto, Marcus 2008. First description of the nest of the Black-and-white Hawk Eagle (Spizaetus melanoleucus) in the Brazilian Atlantic rainforest, southeastern Brazil. Ornitología Neotropical, 19:607-610. S.O.S. Falconiformes

Nenhum comentário:

Postar um comentário