sábado, 5 de abril de 2014

CURICACA. AVE DE NÚMERO 176 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO...


 A curicaca é uma ave da ordem dos Pelecaniformes da família Threskiornithidae. Seu nome popular é onomatopaico, semelhante ao som do seu canto, composto de gritos fortes. Conhecida também como despertador (Pantanal), carucaca, curicaca-comum, curicaca-branca e curicaca-de-pescoço-branco.

                                   NOME CIENTÍFICO: Theristicus caudatus hyperorius (Todd, 1948).

   UM LINDO CASAL DE CURICACAS FOI VISUALIZADO HOJE, SÁBADO, QUASE NO CREPÚSCULO  DO LINDÍSSIMO  ENTARDECER, DESTE DIA 05 DE ABRIL DE 2014. ELAS SOBREVOAVAM MEIO ESPANTADAS O PARQUE DE EXPOSIÇÕES ASSIS CHATEUBRIANT, HOJE COM MUITOS RUÍDOS PELA MONTAGEM DE UMA MEGA-ARQUIBANCADA. COMO O  CANTO DO CURICACA É AGÔNICO, ELAS PARECIAM EXIBIR UM FORTE LAMENTO MELANCÓLICO, PELA OCUPAÇÃO DE SEUS ESPAÇOS.

   Seu nome significa: do (grego) theristikos, theistron = ferramenta para colher, ceifar, foice; e do (latim) caudatus = referente a cauda. ⇒ ave com bico em forma de foice.
Distinguível pela coloração clara, asas largas e bico longo e curvo. Apresenta o dorso cinzento-claro, com brilho esverdeado, rêmiges e retrizes pretas; parte das coberteiras superiores das asas é esbranquiçada, formando uma mancha clara no lado superior da asa, visível durante o voo. O macho costuma ser um pouco maior que a fêmea, atingindo 69 cm de comprimento e cerca de 143 cm de envergadura.

O LINDO VÔO DO CURICACA, EXIBINDO O LINDO DETALHE DE SUAS CORES E O BICO CURVO BEM CARACTERÍSTICO...


  • Theristicus caudatus caudatus (Boddaert, 1783): Oeste da Colômbia, Venezuela, Guianas, norte do Brasil até o estado de Mato Grosso;
  • Theristicus caudatus hyperorius (Todd, 1948): Oeste da Bolívia, sudoeste do Brasil, Paraguai e Uruguai .
Alimenta-se durante o dia e também ao pôr-do-sol. Tem alimentação variada, composta de insetos e larvas, centopeias, pequenos lagartos, ratos, caramujos, insetos, aranhas e outros invertebrados, anfíbios e pequenas cobras, e até mesmo avesmenores. Seu bico, longo e curvo, é adaptado para extrair larvas de besouros e outros insetos da terra fofa. É um dos poucos predadores que não se incomodam com as toxinas liberadas pelo sapo (Bufo granulosus), por isso este anfíbio pode fazer parte de sua dieta.
Costuma pôr de dois a quatro ovos, em ninhos de gravetos nas árvores ou mesmo grandes rochas nos campos. Os ninhos formam colônias numerosas durante o período de reprodução. Habita campos secos e alagados e pastagens.
Vive geralmente em bandos pequenos ou solitária, procurando alimento em campos de gramíneas ou em alagados. É diurna e crepuscular. Anda em pequenos grupos, que à noite se empoleiram nas árvores. Gosta de planar a grandes alturas.

Presente em grande parte do Brasil onde haja vegetação aberta e lagoas, campos em solos pantanosos ou periodicamente alagados, como na Ilha de Marajó (Pará), Pantanal e Ceará. Encontrada também no Paraguai, norte de Argentina, norte de Uruguai e parte da Bolívia. No sul de América do Sul é presente outra sp. que não ocorre no Brasil. T. melanopis ocorre no sul da Argentina e Chile.

 

                                                                  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário