terça-feira, 6 de agosto de 2013

"SUSTENTABILIDADE QUE INTERESSA"...


TRECHO RECORTADO DO SITE ABAIXO:       




  
    
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/galerias/semana-mineira-de-cooperacao-pela-agua-discute-uso-eficiente-dos-recursos-hidricos-2/

SITE  ACIMA DO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS, MOSTRANDO AÇÕES DA FIEMG:

  Observando o conteúdo do link acima, percebo que a questão da sustentabilidade é algo que, suponho não ser uma matéria de solidariedade social assim tão imparcial e não ideologicamente  comprometida quanto se parece.

   Ora o GOVERNO DE MINAS está em plena campanha presidencial e hoje circulando pelas ruas de BELO HORIZONTE, vi folhetos de campanha de auto-imagem do futuro candidato a presidente de MINAS, pregados nos vidros traseiros dos automóveis. A imagem trazia o governador de MINAS, outros políticos e o futuro candidato a candidato de MINAS à presidência da república. E a propaganda, sem dizeres, pois seria ilegal se tivesse apresentando alguém como candidato a presidência da república, é de um material para muito além de papéis. Um material de produção gráfica, que não deve ser muito baratinho e está muito caprichoso e com um investimento considerável em pó de arroz corretivo...

 E agora vejo anúncios  de entidade das  indústrias  do ESTADO DE MINAS surgindo com iniciativas de investimento em práticas sustentáveis. Não tenho nada contra, e até fico muito satisfeito com a iniciativa da FIEMG (FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS) de estar oferecendo cursos gratuítos na região do VETOR NORTE, para que alguns empresários adeqúem suas práticas à realidade da produção sustentável. Muito bom mesmo, e tomara que sejam cursos de boa qualidade e que realmente façam diferença em termos de preservação do meio ambiente e geração de emprego e renda com qualidade de vida garantida e gerando lucros.

   Defendo isto há muito tempo por aqui, e até me lembro que a espuma criminosa que está matando peixes, aves e mamíferos da FAZENDA MODELO e circunjacências de PEDRO LEOPOLDO, deve ser de origem de práticas caducas, com o uso de insumos agrícolas e/ou industriais, há muito banidos do mercado, dada suas consequências danosas à fauna e flora  e ainda com uso com pura imperícia... Um curso destes, como a FIEMG vai oferecer na cidade de PEDRO LEOPOLDO e contando com o apoio do PROJETO MANUELZÃO, deverá ser muito produtivo para nossa natureza muito agonizante, ultimamente por aqui.

    Temos incêndios, poluição atmosférica pestilenta e muito nociva às crianças e idosos, aterros sem identificação, propaganda de mega-obras na imprensa sem ainda a posse das licenças ambientais, os rios muito detonados, problemas com nossos rios e desmatamento de nascentes, falta de fiscalização de áreas naturais muito descuidadas  e outras questões muito urgentes e dramáticas para se revolver, como é o caso desta poluição atmosférica em época de inversão térmica por aqui, que tem causado um aumento de procura  por atendimento na rede pública de saúde, já muito precária há décadas, para crianças e idosos mais sensíveis aos poluentes.   Talvez as cimenteiras daqui recebam cursos gratuitos para que cuidem de executar práticas sustentáveis e que não nos causem tantos danos aos nosso pulmões.

   Assim, não sei se um problema tão sério, quanto este da poluição do ar por cimenteiras e pelo levantamento de poeira por automóveis, será contemplado, numa cidade onde a circulação  por bicicletas deveria ser incentivada há muito tempo. Temos um relevo bem regular e plano na área central e se for para melhora estas demandas tão urgentes, que este projeto seja bem vindo.

     Assim, tomara quer não seja apenas mais um uso político da questão da sustentabilidade à  procura de votos nas próximas eleições. A exploração política midiática das obras do VETOR NORTE pró governo de MINAS está muito explícita e muito megalo maníaca.  Há muita grandeza sendo divulgada em momento em que PEDRO LEOPOLDO perdeu a FRANCO MATOS, aliás muito grande. Há muito desmatamento sendo feito por aqui e no entorno e, sinceramente, não estou vendo tantas práticas sustentáveis mesmo nestas obras do VETOR NORTE. Será que darão cursos para as empresas que estão trabalhando ali no anel junto ao VIADUTO de CONFINS?  Nunca vi tanta poeira levantada, desvio de trânsito sem placas e muito descuido com os motoristas e pedestres. Não estou vendo nada de prática sustentável por ali. Espero que a FIEMG faça um bom trabalho com as empresas que estão atuando ali.

    Gosto de projetos menos grandiosos, mais baratos e mais passíveis à práticas sustentáveis e ainda mais comprometidos com causas sociais como o problema da sub-nutrição, e não simplesmente, com criação de empregos sustentáveis. vejam o exemplo que recortei de SÃO PAULO, uma megalópole, mas que investe em projetos menores mas com mais apelo de retorno sócio-educativo. Trata-se de uma ONG,    (ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL) e assim, sem um vículo político-eleitoral tão explícito quanto o que  se percebe nas mídias por aqui nesta região do VETOR NORTE: .

É dentro deste contexto humano que convivemos diariamente, inseridos num cenário de contrastes onde coabitam riqueza e pobreza. E é dentro dessa realidade que a Organização Cidades sem Fome, através do Projeto de Agricultura Urbana e Hortas Comunitárias, busca superar essas diferenças, trabalhando para diminuir a insegurança alimentar e nutricional de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

http://cidadessemfome.org/pt/ O TRECHO ACIMA FOI EXTRAÍDO DESTE SITE AO LADO....

   Embora perceba-se a presença de marca política ideológica de outra tendência, vejam que o uso da imagem da ONG, pelo menos no site, é menos explícito. É lógico não tem muita diferença se nos dois casos há uso político-ideológico da imagem da sustentabilidade...

  ENTRETANTO, gosto muito da prática de incentivo às ONG da sociedade civil, pois são formas de incentivar a participação da sociedade civil na vida coletiva da cidade e do Estado. Longe de apenas incentivar empresas a trabalhar e produzir mais empregos sustentáveis, mas, sobretudo, garantir a permanência e reprodução de um ideal de sociedade coletiva, fomentando práticas menos grandiosas, mas com alto poder de envolvimentos e participação coletiva da sociedade nas políticas urbanas por  melhor qualidade de vida , para muito além dos efeitos de REDES SOCIAIS, pra mim, mediadas ao extremo por práticas radicalmente individualistas e NARCISISTAS, na extensão do BIG_BROTHER DA GLOBO importado do TIO SAM. 

TEXTO:
PROFESSOR DOUTOR: GISNALDO AMORIM PINTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário