segunda-feira, 19 de agosto de 2013

MARTIM PESCADOR VERDE...AVE de NÚMERO 138 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO.


Nome Científico: Chloroceryle amazona ( Latham, 1790)


 Esta espécie de AVE do BRASIL é considerada uma das 5 espécies de MARTIM PESCADOR. As 5 espécies de MARTIM brasileiras, segundo SICK(1997), são:  

  • Ceryle torquataMartim-pescador-grande, matracaRinged Kingfisher
  • Chloroceryle amazona; Martim-pescador-verde;   Amazon Kingfisher
  • Chloroceryle americana; Martin-pescador-pequeno;   Green Kingfisher
  • Chloroceryle indaMartin-pescador-da-mata;   Green-and-rufous Kingfisher
  • Chloroceryle aenea; Ararimbinha;    Pygmy Kingfisher

    Destas cinco espécies não identificamos na FAZENDA MODELO DE PEDRO LEOPOLDO, apenas o Chloroceryle inda, também conhecido vulgarmente, por MARTIM PESCADOR DA MATA. Temos, então, na FAZENDA MODELO de PEDRO LEOPOLDO, das 5 espécies brasileiras de MARTIM, 4 espécies catalogadas no DOSSIÊ FAZENDA MODELO, por registros fotográficos e vizualizações in locu por binóculos, através de visitas diárias que já duram oito meses.  


   Martim-pescador-verde é um ave  da família Alcedinidae, também chamado de ariramba-verde e martim-gravata (RS).
    Chloroceryle - do grego khloros = verde + gênero Ceryle = ave da família Cerylidae eamazona - refere-se a abundância deste no rio Amazonas local onde foi descrito (Caiena, Guiana Francesa). Na FAZENDA MODELO foi vizualizado por várias vezes, vistos da primeira ponte sobre o RIBEIRÃO DAS NEVES, infelizmente, ainda amanhecendo com a presença da espuma venenosa com cheiro característico de URINA (AMÔNIA). Todas  as 4 espécies de MARTIM PESCADOR encontram-se ameaçadas do desaparecimento absoluto da FAZENDA MODELO se persistirem os níveis de venenos que vêm rio acima e passa por ali, com a acumulação da espuma tóxica. Até hoje, (segunda-feira 19 de agosto de 2013), nada de concreto foi feito e a espuma continua, junto com o cheiro de URÉIA (supostamente originária de fertilizantes ilegais)... 
    O Martim-pescador-verde é a ave símbolo do município de Florianópolis, SC, de acordo lei municipal Nº 3887/92.

     Mede 29,5 centímetros. Partes superiores verde-metálicas, aparecendo freqüentemente como um cinza azulado; colar, partindo da base do bico, e partes inferiores brancas ou amareladas na fêmea; macho com área ferrugínea no peito e sendo que a fêmea tem a mesma área manchada de verde; flancos estriados.Alimenta-se principalmente de peixes. Para pescá-los utilizam um poleiro baixo, rente à água rasa, e daí capturam os pequenos peixes que surgem na superfície. Alimentam-se também de camarões de água doce e, ocasionalmente, de anuros e larvas aquáticas de insetos. Pode pairar no ar para mergulhar em águas abertas. 

     Na época de reprodução, o macho e a fêmea escavam o ninho num barranco que margeia um riacho ou próximo a ele; o túnel mede de 1 a 2 metros e termina na câmara onde são postos os ovos que medem cerca de 34 por 27 milímetros. A incubação é tarefa da fêmea no período noturno e partilhada pelo casal durante o dia. Os filhotes abandonam o ninho com 29 ou 30 dias de idade. O casal, freqüentemente, permanece junto durante anos.
  
Frequenta águas interiores, rios e lagos grandes, sendo pouco comum na orla marinha.Voa rente ao espelho d’água. Empoleira-se em galhos baixos, ocultos por folhagem densa, passando desapercebido, pois na penumbra sua plumagem esverdeada assume tonalidades escuras. Alisa as penas do píleo  com o encontro das asas e balança a cauda verticalmente como outros Martins-pescadores.
Voz: “krad”, “kätch”; seqüência de assobios “it… tji… tjü-tjü… tze-tze-tze” ( canto, ambos os sexos ).

Distribuição Geográfica

Ocorre do México à Argentina, todo o Brasil.
Status de conservação: LC ( IUCN )

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

  • Ornitologia Brasileira - Helmut Sick.
  • Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição - FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda Pág. 110




Um comentário: