quinta-feira, 22 de agosto de 2013

"POEIRA + TRÂNSITO = APOCALIPSE NOW..." QUE SOEM AS TROMBETAS....

 

O GREENPEACE BRASIL COLOCOU UM VÍDEO NO AR, QUE PODEMOS   APROVEITAR PARA REFLETIR SOBRE A FALTA DE PRIORIDADES EM RELAÇÃO AO TRANSPORTE COLETIVO, À MOBILIDADE DE PEDESTRES, AOS CUIDADOS COM OS PASSEIOS PÚBLICOS, e ENFIM , AOS DIREITOS QUE TEMOS ADQUIRIDOS DE TER UMA EFETIVA MOBILIDADE URBANA, DENTRO DE UMA PERSPETIVA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, COM RETORNO EM QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES BRASILEIRAS.
http://youtu.be/KTntvlRoKHc
Transporte e Mobilidade Urbana
A Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana – SeMob foi instituída no Ministério das Cidades com a finalidade de formular e implementar a política de mobilidade urbana sustentável, entendida como “a reunião das políticas de transporte e de circulação, e integrada com a política de desenvolvimento urbano, com a finalidade de proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando os modos de transporte coletivo e os não-motorizados, de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável”. As atuais condições de mobilidade e dos serviços de transporte público no Brasil direcionam a atuação da SeMob em três eixos estratégicos que agrupam as questões a serem enfrentadas, quais sejam:
Promover a cidadania e a inclusão social por meio da universalização do acesso aos serviços públicos de transporte coletivo e do aumento da mobilidade urbana;
Promover o aperfeiçoamento institucional, regulatório e da gestão no setor; e
Coordenar ações para a integração das políticas da mobilidade e destas com as demais políticas de desenvolvimento urbano e de proteção ao meio ambiente.

Os Programas Estratégicos e as Ações da SEMOB, integrados com as demais Políticas Urbanas, visam mudar radicalmente a atuação do Governo Federal, aliando-o aos Estados e Municípios para desenvolver e implementar uma Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável, centrada no desenvolvimento sustentável das cidades e na priorização dos investimentos federais nos modos coletivos e nos meios não motorizados de transporte.
TRECHO RECORTADO DO  SITE DO MINISTÉRIO DAS CIDADES: http://www.cidades.gov.br/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=8&Itemid=66     

POR GISNALDO AMORIM PINTO

   Na região metropolitana de BELO HORIZONTE estamos vivendo um drama de preocupação efetiva de algumas pessoas preocupadas com um inchamento das cidades em função de uma política, visivelmente eleitoral do GOVERNO DE MINAS, de investimentos exagerados no VETOR NORTE, em termos de progresso e crescimento econômico e geração de empregos e renda. Vejo uma ostensiva massa de obras e mais obras sem placas de identificação no entorno da rodovia que nos liga a capital mineira. Barrancos e mais barrancos arrancados pelas escavadeiras. estradas e vias sendo abertas, sem o mínimo cuidado de garantir este direito de mobilidade que nós brasileiros já temos legítimo. Há pontos na BR 424, que nós motoristas ficamos sem saber para onde ir, sem contar a quantidade de poeira levantada e a falta de placas de sinalização em desvios da rodovia sendo recapeada, o que é bom , mas muito precariamente sem garantia dos nosso direitos de mobilidade e obras em garantias legais de sustentabilidade. 

  Ora, se já está deste jeito, o que dizer quando tivermos um MEGASHOPING CENTER DA MODA e outras empresas mais, complicando e tumultuando o trânsito na região de PEDRO LEOPOLDO, CONFINS, VESPASIANO , LAGOA SANTA E SÃO JOSÉ DA LAPA. ORA, se a lei de mobilidade urbana do MINISTÉRIO DAS CIDADES prevê e regulamenta as prioridades de mobilidade ao pedestre, ao transporte coletivo e à questão da garantia da boa qualidade do ar, do controle do níveis de ruídos ilegais e etc, estamos muito longe de atingir estas tais prioridades dadas à mobilidade aos cidadãos. O que estamos presenciando são obras e mais obras associadas a argumentos de progresso material em termos de emprego e renda. As mídias provincianas nunca trazem argumentos em termos de retorno em termos de garantia de direitos em termos de mobilidade urbana. Só se fala em poder ... poder e poder e vitória para presidente da REPÚBLICA. 

   Temos muita poeira em suspensão em PEDRO LEOPOLDO, dada a  diversos fatores, que destaco como um dos principais causadores de muito pó nos pulmões tornando-nos quase fumantes involuntários, os níveis radicais de poeira sem controle de medidas das cimenteiras e associado ao intenso trânsito, terá tudo para se complicar cada vez mais, caso venha todo este "PROGRESSO" material para as cidades da região de PEDRO LEOPOLDO. Será uma verdadeira AVALANCHE de pó e confusão de trânsito que teremos por aqui, caso continuem os intensos investimentos em obras e mais obras, sem nenhum projeto concreto sustentável , que possa pelo menos, suavizar os impactos que se anuncia. O GOVERNO DE MINAS elegerá seu candidato e nós perderemos nossos alvéolos pulmonares por SILICOSE de poeira de cimento e  de outras origens minerais e industriais, que quadruplicarão os índices de SÍLICA, proveniente de poeira no ar. Será que isto não representa problema para nós todos, ou será que é somente para ECO-CHATOS RADICAIS....

CONTROLE DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA - LCQAr

www.lcqar.ufsc.br/.../Cap%204%20Monitoramento%20da%20QUALID...
poluentes que servem como indicadores de qualidade do ar, consagrados universalmente: dióxido de enxofre (SO2), poeira em suspensão, monóxido de ...

     No trabalho acima feito pela Universidade Federal de São Carlos no Estado de São Paulo, podemos  encontrar dados e considerações bem preocupantes em relação ao que estamos abordando aqui na centralidade.Neste trabalho afirmou-se conclusivamente, sem ares de dúvidas maiores, que as doenças pulmonares, enquadradas dentro das INFECÇÕES DECORRENTES DA PÉSSIMA QUALIDADE DO AR, no passado eram associadas a ambientes insalubres de indústrias, mas hoje, as causas maiores destas doenças dos pulmões graves,debilitantes e até  fatais, estão associadas à péssima qualidade do ar das cidades. 

    Para uma cidade, de pouco mais de 70 mil habitantes, tornar-se, de repente, tão rapidamente, como vem acontecendo as obras do VETOR NORTE, numa cidade de quase 150 mil habitantes, em pouco mais de 5 anos e em dez anos, com estas obras e investimentos, chegaremos a 200 mil habitantes, como disse um empresário gerente de indústria ligada ao  uso do AMIANTO em pré-moldados de cimento, em vídeo que foi ao ar para todo o BRASIL....

    Então, se continuarmos sem prioridades e sem projetos concretos e reais em termos de garantia de direitos e investimentos em mobilidade urbana sustentável, certamente, herdaremos uma verdadeira bomba relógio em problemas de falta de qualidade de vida. Isto se refletirá em péssima qualidade do ar, que já  é muito ruim, e sem nenhum tipo de cuidado e falta fiscalização das cimenteiras. 

   Se continuarmos sem propostas de medição da qualidade do ar, pelas cimenteiras e pelo poder público sanitário...Sem projetos de controle da poeira alimentada pelas cimenteiras, até em dias de inversão térmica (ABSURDO ISTO  CONTINUAR ASSIM, entra ano e sai ano, e em 2013 foi terrível respirar em PEDRO LEOPOLDO em dias de frio e e ar com poeira)...SEM PROPOSTAS de investimentos, nos próximos 10 anos de boom de PROGRESSO econômico, em mobilidade urbana, com cuidados e propostas especiais e concretas de melhoria de qualidade do transporte coletivo acima de  carros individuais....Sem propostas de investir em CICLOVIAS para uma cidade com trechos bem planos e favoráveis ao uso de bicicletas...Sem propostas de investimentos em áreas verdes de convivência social saudável, tais quais parques municipais (CAPÃO E FAZENDA MODELO e  valorização concreta em termos de projetos de educação ambiental no PARQUE DO SUMIDOURO para nossa comunidade)...E sem planos de investimentos em severo controle da qualidade do ar...ENTÃO...POEIRA E TRÂNSITO  EXAGERADO VAI DAR EM...





OLHA...Nem quero ser um profeta do APOCALIPSE DE PEDRO LEOPOLDO....MAS... SÃO JOÃO EVANGELISTA NOS ALERTOU:


           Houve no céu uma grande batalha: Miguel e os seus anjos pelejavam contra o Dragão, e o Dragão com os seus anjos pelejava contra ele; porém estes não prevaleceram, nem o seu lugar se encontrou mais no céu. Foi precipitado aquele grande dragão, aquela antiga serpente, que se chama demônio e satanás, que seduz todo o mundo, foi precipitado na terra, e foram precipitados com ele os anjos. Ouvi uma grande voz no céu, que dizia: agora foi estabelecida a salvação, a força, o reino do nosso Deus e o poder do seu Cristo, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava de dia e de noite diante do nosso Deus. Porém eles venceram-no pelo sangue do cordeiro e pela palavra do seu testemunho e desprezaram as suas vidas, até morrer. Por isso, ó céus, alegrai-vos, e vós, os que habitais neles. Ai da terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo. 

GISNALDO AMORIM PINTO. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário