sábado, 26 de outubro de 2013

""MARIA CAVALEIRA"". AVE DE NÚMERO 155 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO.

Nome Científico: Myiarchus ferox (Gmelin, 1789)


CRÉDITOS DA FOTOGRAFIA DE DOLY LITHZ.
   A maria-cavaleira é uma ave passeriforme da família Tyranidae. Outro gênero de aves muito semelhantes. A distribuição de cores e formato as separam dos demais tiranídeos, mas a distinção entre si é mais complexa.

  Em todas as aves do gênero, a garganta e parte superior cinzas, com a barriga amarela. Dorso escuro, com a cabeça relativamente grande e penas do topete mantidas semieriçadas. Bico escuro e forte. Cauda longa, do mesmo tom das costas. Nas asas, duas faixas claras e bordos claros nas penas de vôo. Essa espécie, Myiarchus swainsoni e Myiarchus tyrannulus são muito parecidas, de difícil identificação até para especialistas. O bico é todo negro, embora os detalhes somente possam ser observados de perto e com ótima luz. Assim como outras maria-cavaleiras, possui a parte inferior amarela, a garganta cinza e as partes superiores castanhas. Difere das outras espécies pelo pequeno topete e pela ausência de manchas brancas ao redor dos olhos.O canto é sua característica principal para diferenciação. Um chamado rápido é o mais corriqueiro. 



                                MARIA CAVALEIRA DE RABO ENFERRUJADO AVE JÁ CATALOGADA.

               Myiarchus tyrannulus

                        ESPÉCIE MUITO PARECIDA COM A MARIA CAVALEIRA.

  Alegre, levemente acelerado no início e terminado com uma nota um pouco mais breve. Alimenta-se principalmente de insetos alados que captura em vôos curtos, retornando ao poleiro em seguida, mas também caça insetos sobre as folhas e ramos de árvores e consome pequenos frutos.Canta o ano INTEIRO, com maior constância entre novembro e julho (Período reprodutivo), quando apresenta outros chamados . O ninho e construido em buracos de árvores. São geralmente postos dois ovos amarelados.Mantém-se pousados abaixo da copa, seja em matas, seja em áreas abertas. Usam desde as árvores altas até o sub bosque das florestas, bem como vivem nas áreas de cerrado aberto. Seus hábitos não diferem muito das outras marias-cavaleiras, pois passa a maior parte do tempo imóvel, empoleirada no estrato médio de bordas de matas.Está presente em todo o Brasil.


  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário