domingo, 6 de outubro de 2013

"" CARÃO. AVE DE NÙMERO 151 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO"""



Nome Científico: Aramus guarauna

    O carão (Aramus guarauna), Também conhecido por saracurão (RS) é uma ave gruiforme, presente no estado da Flórida e do México à Bolívia e Argentina e Brasil. É o único representante da família ARAMIDAE e do gênero Aramus.
    O carão mede até 70 cm de comprimento, possuindo o corpo pardo-escuro com garganta branca, bico com mandíbula amarela, cabeça e pescoço estriados de branco e pernas negras. Espécie sem dimorfismo sexual.
  Alimenta-se de grandes caramujos aquáticos chamados aruás (furando-os com o bico), podendo comer ainda caramujos terrestres e pequenos lagartos. Captura os aruás na vegetação densa ou mesmo no fundo de lagos rasos, sem mergulhar, entrando na água somente até a altura da barriga.
   Faz ninho grande, como um cesto profundo, depositado sobre a vegetação alta dentro de brejos. Põe de 3 a 6 ovos de cor creme com manchas marrons.
  Habita localmente pântanos e campos alagados, margens de rios com vegetação baixa e manguezais. Vive solitário, eventualmente em grupos maiores, em poças de lama. Durante o período reprodutivo vive aos casais. É principalmente noturno, embora também ativo durante o dia. Quando não está se alimentando pode ser observado pousado em arbustos baixos.


OS INGAZEIROS FLORIDOS DA NOSSA LINDA PRIMAVERA, PODEM SER VISTOS DURANTE O INÍCIO DE OUTUBRO de 2013, PARA QUEM PRATICA CAMINHADAS, NA EXCELENTE PISTA DE CAMINHADA DA FAZENDA MODELO DE PEDRO LEOPOLDO.


   NA FAZENDA MODELO DE PEDRO LEOPOLDO, O CARÃO, foi visualizado dentro do leito do RIBEIRÃO DAS NEVES, como na foto deste post. Através de um binóculo,debaixo do Ingazeiro florido junto à segunda ponte sobre o RIO, que vem de SANTO ANTÔNIO DA BARRA,  O CARÃO pode ser ouvido através de um canto muito melancólico e muito alto,como se fosse uma ave meio entristecida reclamando da vida ruidosamente. Quem frequenta o QUIOSQUE FAZENDA MODELO, já deve ter ouvido o cantar alto do CHORÃO, que costuma caçar seus peixinhos que ainda restam no poluidíssimo RIBEIRÃO DAS NEVES, bem atrás do QUIOSQUE. 


   Todo o Brasil e também do sudeste dos Estados Unidos (Flórida) e México até a Argentina e o Uruguai.

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário