quinta-feira, 3 de outubro de 2013

""CABEÇA SECA"". AVE DE NÚMERO 113 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO...


FOTOGRAFIAS DE DOLY LITHZ.....BANDOS POUSADOS EM ÁRVORE...



Nome Científico: Mycteria americana( Linnaueus, 1758 )


O cabeça-seca é uma ave Ciconiforme da família Ciconiidae. Conhecido também como passarão, cabeça-de-pedra (Mato Grosso), jaburu-moleque, trepa-moleque (Mato Grosso) e padre. Era uma das aves aquáticas mais comuns da Amazônia, mas teve seu número reduzido devido à caça.

Esta AVE tem o poder de se migrar a longas distâncias e nada impede, que o bando que foi visualizado pelo fotógrafo do DOSSIÊ FAZENDA MODELO " O JARDEL VIEIRA", em março deste ano de 2013, e as  belas fotografias são da PROFESSORA DOLY LITHZ seja proveniente de outros lugares do BRASIL ou até fora daqui. ASSIM, não temos dúvida que a FAZENDA MODELO, com seus mananciais de natureza trata-se de uma importante rota migratória de aves do BRASIL. Não há dúvida que a preservação e o manejo sustentável da área natural da FAZENDA MODELO é algo que beneficia a manutenção da rota migratória de AVES do porte de um SOCÓ, de um CABEÇA SECA de BIGUAS, de BIGUATINGAS e algumas GARÇAS...Além disto, estudos sobre estas rotas e outras questões envolvendo as migrações de AVES ( já que na literatura científica há muitas dúvidas sobre as migrações de aves), poderiam ser executados nesta área...


Mede entre 86 e 100 cm de comprimento e pesa em torno de 2,8 kg.Quando sobrevoa muito alto uma área, pode ser confundido com o Maguari. Diferente dos adultos, os juvenis possuem a cabeça e pescoço emplumados e o bico mais claro.

Alimentando-se coletivamente, com vários indivíduos se deslocando lado a lado na água rasa, movimentando o fundo lodoso com um dos pés para deslocar as presas.

Um comportamento muito curioso registrado por SICK (1984) é que os CABEÇA SECA em dias de muito calor é capaz de urinar nas suas pernas, que tocadas pelos ventos levam a uma sensação de frescor, diminuindo as sensações de calor muito intenso em dias de sol muito forte. As suas  pernas longas, assim, ficam esbranquiçadas de tanta urina condensada.

Constrói ninhais em capões de mata alagada.

Habita manguezais, pantanais e alagados permeados de florestas. Pousa no chão ou no alto de árvores e plana a grandes alturas sem muito esforço. Vive em grupos. Os jovens da espécie associam-se em bandos distintos, vivendo à parte dos casais.

São encontrados em quase todo o Brasil, principalmente no Pantanal e na costa do Nordeste. Sua distribuição no continente americano se estende do sul dos Estados Unidos à Argentina.

No Paraná, na região do alto/médio Iguaçu é uma espécie migrante, sendo encontrado nos meses de outubro a fevereiro com frequência em lagoas que margeiam o rio.(observação pessoal feita ao longo de 03anos Dimas Rocha).

Referências Bibliográficas.

Portal Brasil 500 Pássaros, Cabeça-seca - Disponível em http://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1birds/p28.htm Acesso em 12 mai. 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário