sexta-feira, 18 de outubro de 2013

""ARACAJÚ"" OS BONS EFEITOS DOS CUIDADOS COM OS ESPAÇOS DA CIDADE""

´                

    Estive na cidade de ARACAJU no ESTADO de SERGIPE e logo no pouso da aeronave os GAVIÕES CARCARÁS , estavam por toda parte e em chamou muito atenção, pois eu fiquei curioso por ver tantos FALCONÍDEOS em área urbana, seguimos adiante os GAVIÕES estavam por todos os lados.

   Fiquei encantado com o cuidados dos espaços da cidade. Alguns dados sobre a cidade são muito importantes de serem revelados.

   A cidade conta com 132 PRAÇAS PÚBLICAS muito bem cuidadas. Há serviços diários e permanentes no cotidiano das podas de gramados e plantas mais exóticas de jardins, mais paisagísticos. Um serviço regular de capina e cuidados molhando os jardins na parte das manhãs. O resultado disto é uma vista maravilhosa das praças, sempre exibindo uma sensação de cuidado com os espaços públicos com natureza preservada e bem tradada.

BANQUINHOS CONFORTÁVEIS, TODOS BEM CUIDADOS COM BOA PINTURA E QUE RECEBEM  MANUTENÇÃO DIÁRIA.


UMA LARGA PISTA COM APARELHOS ARTESANAIS DE GINÁSTICA MUITO BEM CUIDADOS.


   MAIS 4 KM de ORLA MARINHA COM QUADRAS PRESENTES EM QUASE TODA ESTA LONGA EXTENSÃO À DISPOSIÇÃO DA COMUNIDADE DA CIDADE E PARA OS TURISTAS.


  Eu tive uma boa impressão da relação de pertencimento dos moradores de ARACAJU em relação à cultura e a natureza da cidade em que moram. Darei dois bons exemplos.

  O primeiro foi de um motorista de táxi que o perguntamos sobre os fortes e fracos pontos da cidade. Ele nos disse que a saúde pública lá não é realmente boa e por conta dos  médicos que abocanham muito dinheiro a despeito dos serviços  a serem prestados a  população. Então quando apontei alguns pouquíssimos indícios de pichações em um viaduto, embora eu estive até elogiando, dizendo que nunca tinha visto tão poucas pichações num centro urbano, o motorista me corrigiu dizendo rápido: ""ISTO JÁ ESTÁ SENDO APAGADO"""...

  O outro exemplo que dou  vem de uma cidadã que demonstrou muita sensação de estima e de pertencimento à sua cidade. Ela é uma jovem  estudante de história, prestes a se formar e já atuando como docente de ensino médio e tendo feito pesquisa sobre o patrimônio histórico da cidade,  quando dissemos que a cidade tem 130 praças, ela prontamente nos corrigiu com o mesmo rigor do taxista anterior, dizendo que há mais duas sendo reformadas, que não estão muito bonitas agora, mas ficarão. 

  Estes dois exemplos de pessoas expressando-se com orgulho e consideração como cidadão pertencente a um espaço onde se reconhece como pessoa de direitos e deveres, são suficientes, pois, na verdade, senti esta sensação forte de pertencimento, também nos espaços de CULTURA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO. A cidade conta com muito PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL TOMBADOS E MUITO BEM EXPLORADOS PEDAGOGICAMENTE.  O MUSEU DA "GENTE SERGIPANA" foi que mais me encantou dentre os outros que visitei na cidade de ARACAJU.  O atual GOVERNADOR MARCELO DEDA, que hoje encontra-se afastado para cuidar da saúde,  faz uma boa gestão em relação a este modelo de atuação dos espaços da cidade, tão bem cuidados e bem utilizados pedagogicamente, como se a cidade pertencesse ao ""GRUPO INTERNACIONAL de CIDADES EDUCADORAS"" . Isto se reflete em termos de segurança pública,  pois os índices de  violência ostensiva que convivemos na região METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE e na cidade de PEDRO LEOPOLDO em MINAS GERAIS,  passam de muito longe os índices bem baixos de ARACAJU, onde deparamos com pais e filhos caminhando de madrugada pelas calçadas de ARACAJU, uma cena que há muito tempo eu não via e imaginava nem ver neste país tão alarmado pela insegurança pública . 


  VENDINHA NUM DOS ESPAÇOS DO LINDO "MUSEU DA GENTE SERGIPANA"...A cultura tradicional do SERGIPANO é um valor tratado como uma riqueza incondicional para gente do ESTADO DE SERGIPE.


    OUTDOOR em frente ao lindo MUSEU DE NATUREZA e OCEANÁRIO vinculado ao ""PROJETO TAMAR"",  de repovoamento dos mares com as TARTARUGAS MARINHAS BRASILEIRAS. O MUSEU conta com gigantescos aquários que recebem visita permanente de estudantes, que contam com um serviço de atendimento pedagógico de guias pertencentes ao OCEANÁRIO DE ARACAJU, um projeto da iniciativa da PETROBRAS e do GOVERNO DE SERGIPE  E DO BRASIL... Senti uma verdadeira euforia das crianças, adolescentes e jovens estudantes que visitam aquele espaço.

   FINALMENTE DESCOBRI TALVEZ, POR QUE HAVERIAM TANTOS FALCONÍDEOS EM ARACAJU, explicando a razão do meu espanto de ver muitos CARCARÁS NA PISTA DO AEROPORTO DE ARACAJU.  

                       
                                IMAGEM DA ÁGUIA, SIMBOLO FUNDADOR DE ARACAJU...




    Em 1926 um importante cidadão SERGIPANO, o GOVERNADOR GRACHO CARDOSO , escolheu como símbolo de SERGIPE uma ÁGUIA, pois talvez elas também estivessem por ali na época, A razão desta escolha estava numa crença pessoal religiosa pessoal de que a AVE fosse a mediadora entre o mundo espiritual HUMANO e o DIVINO localizado lá no céu,  Certamente todo este legado espiritual deste homem bravio ainda está presente nas penas dos CARCARÁS,  que inclusive, O GRACCHO CARDOSO, morreu, barbaramente assassinado, na intensidade  de suas lutas pela cidade que projetou. TALVEZ, quem sabe, os CARCARÁS pairem por ali, junto com ele transformado em AVE de arribação, que com muita energia , esperam  e confiam numa  humanização permanente da comunidade, sempre como como uma  meta prioritária. 

   """Que ninguém mude os rumos da HUMANIZAÇÃO dos espaços da cidade de ARACAJU""" 

    E ASSIM... É  o que descobri sobre ter tantos falconídeos vagando por todos os lados de ARACAJU.

TEXTO:  Pr Dr. GISNALDO AMORIM PINTO.

  TEM CACHORRO, PATO E GATO...
   E UM PORQUINHO BEM PACHOLA...
   E DEPOIS A FIARADA....
   PRÁ TOCAR MODA E VIOLA....

(PENA BRANCA E XAVANTINHO,,, VOU TOCANDO MINHA VIDINHA)....



ILHAZINHA DOS PATOS JUNTO AO OCEANÁRIO DE ARACAJU....















Nenhum comentário:

Postar um comentário