sábado, 30 de novembro de 2013

""ARARA MARACANÃ NANICA""...AVE de NÚMERO 163 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO.

  Nome Científico: Diopsittaca nobilis (Linnaeus, 1758)  .



     ESTA ARARINHA NANICA FOI VIZUALISADA NA MONTANHA VERMELHA DOS PSITACÍDEOS, ONDE HÁ UMA PLACA DA APDA (ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DE PEDO LEOPOLDO). SEGUNDO OS DIZERES DA PLACA, A ÁREA DOS PSITACÍDEOS É PROTEGIDA POR LEI MUNICIPAL....


   ...HÁ DIVERSOS PSITACÍDEOS, POIS TRATA-SE DE  UMA ÁREA DE REFÚGIO, PELO MENOS EM LEI MUNICIPAL ( APDA, sem data)...TEMOS CATALOGADOS NO DOSSIÊ FAZENDA MODELO ATÉ O DIA 30 DE NOVEMBRO de 2013   uma relação de 7 espécies  da família PSITACIDAE.


                                TURISMO ECOLÓGICO: 

     FILME SOBRE UMA COMPETIÇÃO DE OBSERVAÇÃO DE AVES NOS EUA.  UMA INTENSA ROTA DE OBERVAÇÃO DA AVI-FAUNA  INCENTIVOU PRÁTICAS DE TURISMO ECOLÓGICO NOS EUA....

   (  UMA CÓPIA  DO FILME FOI DOADA AO DOSSIEFAZENDAMODELO PELO CASAL CARLOS RENATO e PRISCILA, TRADICINAIS PRATICANTES  MATINAIS DE CAMINHADA NA FAZENDA MODELO DE PEDROLEOPOLDO) ....


             * INFORMAÇÕES PARA O TURISMO ECOLÓGICO NA FAZENDA MODELO DE PEDRO LEOPOLDO(MG)...

A- SUGERIMOS PARA OS TURISTAS O USO DE UM BOM BINÓCULO;

B- Temos catalogados: uma espécie de ARARA, 2 espécies de PAPAGAIOS e 4 espécies de PERIQUITOS:
    VEJAM AS FOTOS E OS NOMES  POPULARES E CIENTÍFICOS DAS ESPÉCIES DA MONTANHA DOS PISCITACÍDEOS DA FAZENDA MODELO DE PEDRO LEOPOLDO EM MINAS GERAIS: 

C- PARA  MAIORES DETALHES CIENTÍFICOS GERAIS E SOBRE LOCAIS  ESPECÍFICOS NA FAZENDA MODELO DE PEDRO LEOPOLDO, ONDE CADA AVE DESTAS ABAIXO PODE SER VISTA E EM QUE ÉPOCA DO ANO,  O TURISTA DEVE CONSULTAR O DOSSIEFAZENDAMODELO NO FACEBOOK E ALGUMAS ESPÉCIES PODERÃO SER ENCONTRADAS NESTE MESMO BLOG AVIFAUNADEPEDROLEOPOLDO.

D-  O DOSSIÊFAZENDAMODELO TRATA-SE DE  UMA AÇÃO VOLUNTÁRIA COM EQUIPE COORDENADA PELO:

                                       Pr Dr. GISNALDO AMORIM PINTO...



                  RELAÇÃO COMPLETA DOS PSITACÍDEOS DA FAZENDA MODELO:

1-PERIQUITOS TUINS: (Forpus coelestis)
 LOCAIS ESPECÍFICOS PARA VIZUALISAÇÃO: EUCALIPUTUS DENTRO DA FAZENDA MODELO...
ÉPOCA DO ANO: DE SETEMBRO AO FINAL DO VERÃO....


2- PERIQUITOS DE ENCONTRO AMARELO: (Brotogeris chiriri)
LOCAIS: FIOS DA REDE ELÉTRICA NA RUA ANÉLIO CALDAS EM PEDROLEOPOLDO(MG)
PERÍODOS: EXCETO NO INVERNO



3-PERIQUITO REI:(Aratinga aurea) AVES MONÓGAMAS SEMPRE VISTAS EM CASAL:
LOCAIS:INTERIOR DAFAZENDA MODELO NOS EUCALÍPTUS.
PERÌODOS DO ANO: DE SETEMBRO AO FINAL DO VERÃO.(MAIS RARAS)...


4- PERIQUITO VERDE: Brotogeris tirica
LOCAIS: MONTANHA VERMELHA E EUCALIPTUS DA FAZENDA MODELO.
PERÌODO: AO LONGO DE TODO ANO EMENOR FREQUÊNCIANO INVERNO. 

5-PAPAGAIO VERDADEIRO:   (Amazona aestiva)
LOCAL:MONTANHA VERMELHA.
PERÍODO: AO LONGO DE TODO O ANO.

6- MARITACAS VERDES:  (Pionus maximiliani )
LOCAIS: RUA ANÉLIO CALDAS, PARQUE DE EXPOSIÇÃO E MONTANHA VERMELHA.
PERÌODO: AOLONGO DE TODOO ANO. 


   """Dentre as diversas formas populares e regionais, a maritaca é também chamada de maitaca, baitaca, cocota, humaitá, maitá, sôia, suia, caturrita, entre outras tantas.
Quanto menor o grau de conhecimento em relação as diferenças entre as aves, a tendência é chamar de maritaca ou maitaca, todo o psitacídeo menor que o papagaio. Nesta lista, portanto podem entrar tanto as maitacas do gênero pionus, como periquitões e jandaias do gênero Aratinga, como até mesmo os periquitos do gênero Brotogeris. Não seria de estranhar que atribuíssem esta denominação genêrica e generalizante, mesmo para um Tuim(Forpus xanthopterygius). Os mais velhos e os habitantes da zona rural conseguem fazer uma distinção clara entre as diversas espécies e sabem diferenciar uma Maitaca de um perquitão e de um Periquito. Com a urbanização e com o pouco contato com a natureza perdeu-se este referencial. E como veremos abaixo, esta denominação é uma questão histórica e arraigada em nosso meio por nossa formação cultural.
Nas várias acepções do Dicionário Houaiss, temos para o termo maitaca, que é sinônimo de maritaca:
  • Substantivo feminino
  • 1 Rubrica: ornitologia. Regionalismo: Brasil. design. comum a diversas spp. de aves psitaciformes, da fam. dos psitacídeos, neotropicais, cujo corpo atarracado e cauda curta são semelhantes aos do papagaio; baitaca, humaitá, maitá, maritaca, sôia, suia.
  • 1.1 Rubrica: ornitologia. Regionalismo: Brasil. ave da fam. dos psitacídeos (Pionus menstruus) que ocorre da Costa Rica à Bolívia e ao Sudeste do Brasil, de plumagem verde, cabeça, garganta e peito anterior azuis, crisso e mancha no meio da garganta vermelhos [sin.: curica, maitaca-azul, maitaca-de-barriga-azulada, maitaca-de-cabeça-azul, maitaca-de-cabeça-roxa, maitaca-do-norte]
  • 1.2 Rubrica: ornitologia. Regionalismo: Brasil. ave da fam. dos psitacídeos (Pionus maximiliani) que ocorre em grande parte do Brasil, com cerca de 27 cm de comprimento, cabeça verde-anegrada, bico amarelo de base negra e partes inferiores da cauda vermelhas [sin.: maitaca-bronzeada, maitaca-de-face-verde, maitaca-de-garganta-azul, maitaca-de-maximiliano, maitaca-do-sul, maitaca-verde
  • 2 (1899)Regionalismo: Pernambuco e São Paulo. pessoa que fala sem parar; maritaca, papagaio, tagarela
  • Etimologia
tupi mbai'ta 'espécie de papagaio', comp. de mba'e 'coisa' e 'ta red. de 'taka 'ruído, barulho'; tb. adp. baitaca, maitá, maritaca etc.; f.hist. 1721 maitáca, 1783 maitacas."""

(...TRECHO  ACIMA, RECORTADO DA ENCICLOPÉDIA VIRTUAL WIKI AVES DO BRASIL)...

                       AINDA SOBRE  A ARARA NANICA MARCANÃ...

   A maracanã-pequena é um  da família Psittcidae. Também conhecida como arara-nanica, ararinha-nanica, maracanã e maracanã-nobre.
    Não é considerada como ameaçada de extinsão e não é muito frequente em cativeiro.
   A maracanã é realmente uma ararinha. Distinguível pela testa azulada, pele branca nos lados do bico e ao redor dos olhos, ombro e parte média da asa vermelhos, extremo da asa azul. Em voo vê-se a base da asa vermelha, borda da asa amarela e rabo oliva-dourado. A pele nua em volta dos olhos é característica típica de seu grupo. Existem 3 subespécies no Brasil, sendo que ssp. nobilis, que ocorre no extremo norte, nos estados do AM, PA, AP e RR tem o bico todo escuro, enquanto que as outras duas, cumanensis e longipennis, que ocorrem abaixo do rio Amazonas, tem a maxila clara e apenas a mandíbula  é escura.
  Alimenta-se  de coquinhos de palmeiras silvestres e frutos, principalmente o caroço, que tritura com seu possante bico.
  Nidifica em cavidades de árvores e palmeiras, e em cupinzeiros entre fevereiro e junho. O casal fica sempre junto. A arara-nanica põe de 2 a 4 ovos que são chocados principalmente pela fêmea, durante cerca de 24 dias.
  Comum. Habita uma variedade de ecossistemas, incluindo cerrado, buritizais, beira de matas, caatinga, e plantações, até 1400 metros. Vive normalmente em pares e em grandes bandos fora da época reprodutiva. Pode ser vista com frequência mesmo em grandes cidades como a cidade de São Paulo, porém, neste caso, como espécie introduzida.
  Região Nordeste, Mato grosso, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. Vive também no leste dos Andes, Venezuela, Guianas, centro-oeste da Bolivia, e sudeste do Peru.

  

Referências Bibliográficas:

  • Mahecha, José Vicente Rodríguez; Suárez, Franklin Rojas; Arzuza, Diana Esther; Hernández, Andrés Gonzáles. Loros, Pericos & Guacamayas Neotropicales. Panamericana Formas e Impresos S.A., Bogota D.C., 2005, Pág. 63.

Nenhum comentário:

Postar um comentário