sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O TAPECURU de CARA PELADA de VOLTA...



 Belo flagra do FOTÓGRAFO Jardel Vieira do casal de TAPECURUS de CARA PELADA, bebendo da água imunda e contaminada com Coliformes de Fezes e urina humana.  Trata-se de eventuais aves migratórias do NORTE AMAZÔNICO, que aqui na região da FAZENDA MODELO, chegam em meados de AGOSTO, como refúgio da seca de pontos da região amazônica neste período do ano.





  OS TAPECURUS andam por este mês de AGOSTO de 2015, sobrevoando a Orla da MATA do RIBEIRÃO das NEVES, junto a pista de caminhada da Av Rômulo Joviano na FAZENDA MODELO em PEDRO LEOPOLDO ( ...MG...).

    O canto é bem agônico e alguns transeuntes por ali, costumam ficar assustados, com o canto alto, agudo e choroso vindo da mata do lado RIO poluído nas manhãs e crepúsculos deste mês de agosto.

   Não se trata de alma penada e nem ASSOMBRAÇÃO. Muito menos são SACIS PERERÊS fazendo festa, dançando,  bebendo e fumando cachimbo. As crendices populares já nos renderam lindos causos e alimentaram a veia literária de GUIMARÃES ROSA em CORDISBURGO, muito perto daqui. Mas, há que termos limites, quando a vida e sobrevivência da espécie pode ser colocada em risco, mas pura ignorância científica.

   O TAPECURU chega da AMAZÔNIA neste período para se acasalar. Depois disto desaparece e no próximo ano retornará fazendo sua rota migratória pela manutenção de sua vida.

   Assim, estamos na cidade de PEDRO LEOPOLDO em MINAS GERAIS,  com um ambiente confirmado de REFÚGIO de VIDA SILVESTRE muito importante para ser registrado pela ORNITOLOGIA BRASILEIRA, já que há uma publicação de ornitólogo profissional qualificado, confirmando a região de 660 Hectáres da FAZENDA MODELO, como refúgio da GARÇA AZUL,  autóctone da SERRA do MAR.

   A GARÇA AZUL foi visualizada em DEZEMBRO 2013, pelos voluntários do GRUPO de PESQUISAS e ESTUDOS ORNITOLÓGICOS do DOSSIÊ FAZENDA MODELO. Em 2015 já foi visualizada por aqui de novo.

   Já que a SERRA do MAR, com o que resta, em pouco mais de 3% da vegetação original de MATA ATLÂNTICA, é conveniente que esta nossa região do entorno do APPA CARSTE LAGOA SANTA, seja cuidada com o devido e mais racional carinho logístico, para que muitas aves que nos restam neste país, não entrem definitivamente em extinção, sem volta.

  Estas nossas áreas, tais a FAZENDA MODELO e o PARQUE do SUMIDOURO, e outras por aqui, estão salvando muitas aves que por aqui refugiam, das SERRAS ELÉTRICAS ASSASSINAS, mortais para a nossa natureza.

Pr Dr Gisnaldo Amorim Pinto.
Coordenador do GRUPO AVE FAUNA de PEDRO LEOPOLDO.
14 de AGOSTO de 2015!


  As imagens deste post estão disponíveis e todos os direitos autorais, pertencem ao autor do site abaixo:
http://www.fotografandopassarinhos.com.br/2013/10/tapicuru-de-cara-pelada-phimosus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário