segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

GARÇA MOURA..AVE DE NÚMERO 49 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO...



                                                                 FOTOGRAFIA DE TONINHO LIMA...

Nome científico: Ardea cocoi

   A garça-moura é uma ave pelecaniforme da família Ardeidae. Conhecido também como maguari, socó-de-penacho, baguari(Pantanal), mauari (Amazônia), garça-parda (Rio Grande do Sul), socó-grande e joão-grande.
Seu nome significa: do (latim) ardea = garça; e do (tupi) cocoi = nome ameríndio para esta garça. ⇒ Garça cocoi.
    Esta GARÇA é migratória e foi visualizada pousada nas águas do RIBEIRÃO DAS NEVES à procura de peixes. As AVES migratórias, como utilizam nossas florestas e rios como refúgios temporários é de difícil visualização. O ponto em que foi vista, foi exatamente, da primeira ponte sobre a avenida RÔMULO JOVIANO, onde costumam ficar pescadores todas as tardes tentando pescar os bagres, piabas e é um bom ponto para a pesca das famosas iscas para pesca do dourado: O PEIXE ESPADA DE ÁGUA DOCE, TAMBÉM CONHECIDO POPULARMENTE COMO: SARAPÓ.  

                                       FOTO DO SARAPÓ(Gminotus carapo)...


  A maior das garças do Brasil, com envergadura de 1,80 m. Vive solitária fora do período reprodutivo, quando reúne-se nos ninhais; no entanto, mesmo nesse período, a maioria mantém-se isolada durante deslocamentos para alimentação. Seus voos, além de solitários, são em linha reta, com lentas batidas ritmadas de asas, muito características. Sua voz é um fortíssimo “rrab (rrab rrab)”, baixo e profundo.
A plumagem de reprodução é muito semelhante à do restante do ano, distinguindo-se pelo pequeno tufo de penas brancas na base do pescoço, o maior contraste do branco do pescoço com o dorso acinzentado e os lados escuros do ventre. A listra negra da parte inferior do pescoço destaca-se mais nesse período, bem como o negro do alto da cabeça. Ao redor dos olhos aumenta a coloração azulada e o bico fica mais amarelo. Quando saem do ninhal, as aves juvenis possuem a mesma coloração geral dos adultos, embora com menor contraste e sem a listra negra do pescoço ou os lados negros do ventre.

  Costuma ficar pousada nas margens dos rios e riachos, em meio à vegetação, pescando peixes, sapos, rãs, pererecas, caranguejos, moluscos e pequenos répteis.

                                                                 FOTOGRAFIA DE TONINHO LIMA...


Captura presas de lugares mais fundos, os quais outras garças não conseguem alcançar.

  Longo período de nidificação (janeiro a outubro), desde o meio da estação de cheia até a baixa das águas. Ocupa os grandes ninhais coletivos. Seus ninhos, geralmente estão na parte superior e externa das árvores mais altas. Ali nascem 3 ou 4 filhotes por ninhada, a qual é chocada e cuidada pelo casal.

  Habita beiras de lagos de água doce, rios, estuários, manguezais e alagados. Normalmente é solitário e desconfiado, exceto no período reprodutivo.

                                                                 FOTOGRAFIA DE TONINHO LIMA.


  Maior representante da família no Brasil, está presente em todo o País, podendo ser encontrado também do Panamá ao Chile e Argentina, e nas Ilhas Malvinas.

Referências bibliográficas:

SESC - Guia de Aves do Pantanal - disponível emhttp://www.avespantanal.com.br/paginas/8.htm Acesso em 04 mai. 2009.
Brasil 500 Pássaros - disponível emhttp://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1eye.htm Acesso em 04 mai. 2009.
FUDEVAP - disponível emhttp://www.fundevap.org.br/Downloads/Ornitologia/Ardea-cocoi_Gar%E7a-moura.pdf Acesso em 04 mai. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário