Nome Científico: Tachyphonus rufus(Boddaert, 1783)
FOTO DA FÊMEA vizualisada pelo TONINHO LIMA numa árvore bem próxima ao QUIOSQUE DA FAZENDA MODELO DE PEDRO LEOPOLDO.
A Pipira-preta é um Passeriforme da família Thaupidae. Conhecida também como Encontro-de-prata.
Mede cerca de 18 cm de comprimento. O macho é preto-brilhante e a fêmea é marrom. A pipira é também conhecida como encontro-de-prata devido às manchas brancas, em forma de dragonas, que o macho tem sob as asas e que ficam à mostra durante o voo. Os filhotes são marrons.
Alimenta-se de frutinhas, folhas, botões de flor e néctar, às vezes vai também ao solo, em busca de insetos. Acompanha bandos mistos de outros pássaros em busca de comida.
Na época da reprodução, o macho exibe para a fêmea as manchas brancas que ele tem embaixo das asas, abrindo-as e fechando-as diante de um rival. Faz um ninho grosseiro, em formato de xícara, localizado em arbustos baixos. Põe de 2 a 3 ovos cor-de-ferrugem-clara com pintas marrons chocados por 13 dias. Tem em média 2 ninhadas por estação.
É localmente comum em clareiras, bordas arbustivas de florestas e outros locais com vegetação arbórea, principalmente em áreas úmidas e próximas à água, longe das cidades. Vive quase sempre aos pares, nos estratos baixo e médio da vegetação, raramente juntando-se a bandos mistos. Boa voadora, é capaz de pairar no ar para apanhar um frutinha ou um inseto.
Presente no Estado do Amapá e do Rio Tapajós ao Maranhão, em todo o Nordeste e, em direção sul, até o Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Encontrada também na Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Guianas e Peru.
Referências
- Portal Brasil 500 Pássaros, Pipira-preta - Disponível em http://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1birds/p439.htmAcesso em 19 mai. 2009
- IBAMA. IN01-03. 24 jan. 2003. p 5.
- Marigo, Luiz Claudio. Animais da Amazônia. n. 28.
Nenhum comentário:
Postar um comentário