sexta-feira, 29 de novembro de 2013

""PIPIRA PRETA""...AVE de NÚMERO 163 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO.

    Nome Científico: Tachyphonus rufus(Boddaert, 1783)
  FOTO DA FÊMEA vizualisada pelo TONINHO LIMA numa árvore bem próxima ao QUIOSQUE DA FAZENDA MODELO DE PEDRO LEOPOLDO.

     FOTO DO MACHO que já foi vizualisado na borda de mata junto à Pista de Caminhada da FAZENDA MODELO, um pouco antes da primeira ponte da AVENIDA RÔMULO JOVIANO, próximo do LANAGRO...

      A Pipira-preta é um Passeriforme da família Thaupidae. Conhecida também como Encontro-de-prata.
   Mede cerca de 18 cm de comprimento. O macho é preto-brilhante e a fêmea é marrom. A pipira é também conhecida como encontro-de-prata devido às manchas brancas, em forma de dragonas, que o macho tem sob as asas e que ficam à mostra durante o voo. Os filhotes são marrons.

    Alimenta-se de frutinhas, folhas, botões de flor e néctar, às vezes vai também ao solo, em busca de insetos. Acompanha bandos mistos de outros pássaros em busca de comida.
    Na época da reprodução, o macho exibe para a fêmea as manchas brancas que ele tem embaixo das asas, abrindo-as e fechando-as diante de um rival. Faz um ninho grosseiro, em formato de xícara, localizado em arbustos baixos. Põe de 2 a 3 ovos cor-de-ferrugem-clara com pintas marrons chocados por 13 dias. Tem em média 2 ninhadas por estação.
   É localmente comum em clareiras, bordas arbustivas de florestas e outros locais com vegetação arbórea, principalmente em áreas úmidas e próximas à água, longe das cidades. Vive quase sempre aos pares, nos estratos baixo e médio da vegetação, raramente juntando-se a bandos mistos. Boa voadora, é capaz de pairar no ar para apanhar um frutinha ou um inseto.
  Presente no Estado do Amapá e do Rio Tapajós ao Maranhão, em todo o Nordeste e, em direção sul, até o Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Encontrada também na Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Guianas e Peru.

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário