Este macho exibe uma cor negra intensa, que pode ser confundido com a pássaro preto ou com os Melros. Ora esta MARIA PRETA MACHO possue os movimentos muito lentos e muito típicos quando está pousada na rede elétrica. Uma vez nos fios da rede elétrica estas aves movimentam-se para os lados, lentamente, quase que acompanhando como num balé, a sintonia dos movimentos do vai e vem dos transeuntes das calçadas e da pista de caminhada da FAZENDA MODELO. Como é uma ave migratória, originária do SUL DO BRASIL, aparece por aqui, durante o mês de AGOSTO e SETEMBRO e são muito fáceis de serem vizualizados e vivem nas bordas das matas. OS MELROS vivem em bandos muito maiores e exibem um padrão azul brilhante e esverdeado nas asas e os Pássaros Pretos são pássaros muito ágeis e com canto muito típico do ASSUM-PRETO...
FOTO DA FÊMEA.
A maria-preta-de-bico-azulado é uma ave passeriforme da família Tiranidae.
Mede 14 cm de comprimento. É uma espécie silvestre negra uniforme, sem branco nas rêmiges, bico claro acinzentado. Fêmea parda, duas faixas amareladas na asa, com lado inferior grosseiramente estriado de pardo-anegrado e branco sujo. O macho distingue-se de seus congêneres pelo bico branco-azulado.
Faz ninho em forma de taça.
Usualmente solitária ou aos pares, frequenta áreas semi-abertas, capoeiras e bordas de florestas diversas. É localmente migratória nas serras do Sudeste e Sul, entre 1000 e 2200 m de altitude.
Ocorre do Espirito Santo e Minas Gerais ao Rio Grande do sul e também no Mato Grosso.
Referências
- Treknature - disponível em http://ru.treknature.com/gallery/South_America/Brazil/photo93882.htm Acesso em 2010
- SIGRIST, T. Avifauna Brasileira: The avis brasilis field guide to the birds of Brazil, 1ª edição, São Paulo: Editora Avis Brasilis, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário