sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

POLÍCIA INGLESA DO SUL. AVE 187.


  O polícia-inglesa-do-sul é uma ave passeriforme pertencente à família Icteridae. Também conhecida no sul de Santa Catarina, onde há varias plantações (pro-vargens) de furacão-do-arroz.

NOME CIENTÍFICO: Sturnella superciliaris

Seu nome científico significa: do (latim) sturnus: estorninho; superciliaris: referente ao supercílio. ⇒ Estorninho que tem/apresenta supercílios

O dimorfismo sexual ou diferenças entre o macho e fêmea é evidente:
  • macho a gola e o peito são de um belo vermelho escuro, uma estria branca parte do olho e estende até o pescoço, no restante da plumagem predomina o negro;


  • fêmea domina o marrom em várias tonalidades e o vermelho do peito é leve. O tamanho varia entre 17 e 18 centímetros.


COMPORTAMENTOS:
A alimentação é constituída de larvas, insetos e várias sementes.
Nidifica no chão, principalmente nos campos em moitas de capim, pondo de 4 a 5 ovos. Têm hábito de levantar-se em voo na vertical sobre o ninho, cantando, como fazem as cotovias (nome genérico de aves do Velho Mundo). Tem em média 2 ninhadas por estação.
  Prefere zonas úmidas e palustres, facilmente encontrado em plantações de arroz.Quase todo o Brasil extra-amazônico tem representantes desta espécie. 

  Em Pedro Leopoldo a POLÍCIA INGLESA DO SUL foi visualizada, na região do entorno do AEROPORTO de CONFINS, na estrada da SAMAMBAIA, que dá acesso ao PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO, localizado na LAPINHA, distrito da cidade de LAGOA SANTA. Esta espécie invade, geralmente, segundo o grande ORNITOLOGISTA HELMUT SICK, esta ave invade regiões de áreas muito destruídas na sua cobertura vegetal e paisagem natural. A sua presença pousada numa cerca com gramíneas, que nasceram sobre um cerrado muito destruído e  usado para pastagens de gado, não seria, assim, nenhuma surpresa, tal o grau de desmatamento do entorno do AEROPORTO de CONFINS.                      
   Região, aliás, que recebeu mais impacto ambiental ainda, por ocasião da implantação de um suposto POLO COMERCIAL MODERNO DE MODA, tendo a obra provocado um impacto considerável, em termos de destruição florística, pela área muito grande utilizada, mas que, infelizmente, parece não ter chegado ao fim. As obras parecem ter sido interrompidas. 

  

Referências Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário