quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

" CUITELÃO"...AVE de NÚMERO 172 do DOSSIÊ FAZENDA MODELO.

  A BENÇÃO AOS IMORTAIS: PENA BRANCA E XAVANTINHO DE CUITELINHO, CUITELÕES E BEIJA-FLORES DO BRASIL DE RAÍZES, DE COUVE, ANGU COM QUIABO E MUITO FUBÁ PENEIRADO...


 Nome Científico: Jacamaralcyon tridactyla (Vieillot, 1817) .



    O cuitelão é um Galbuliforme da família Galbulidae. Conhecido também como cavadeira, bicudo e violeiro (Minas Gerais).
     NO FOLCLORE POPULAR O BEIJA-FLOR É TAMBÉM CHAMADO DE CUITELINHO. JÁ O TERMO CUITELÃO PARA ESTA AVE QUE ACABAMOS DE CATALOGAR EM PEDRO LEOPOLDO, SE  REFERI A UM BEIJA-FLOR GRANDE, EMBORA OS BEIJA-FLORES PERTENÇAM À FAMÍLIA Trochilidae. 
                     O CUITELÃO NA CULTURA POPULAR DE RAIZ NO BRASIL...
                                         MÚSICA "CUITELINHO" :
Cheguei na beira do porto
Onde as ondas se espáia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai, ai
Aí quando eu vim de minha terra
Despedi da parentaia
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaia
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes bataia, ai, ai, ai
A tua saudade corta
Como aço de navaia
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia
Os óio se enche d`água
Que até a vista se atrapaia, ai, ai, ai
   Música brasileira com origem no folclore do Pantanal de Mato Grosso. Considerada uma das mais lindas músicas do cancioneiro popular brasileiro. Retrata, à maneira do povo, uma pequena história de saudade, que pode ser interpretada como a saudade de um soldado brasileiro que lutou na Guerra do Paraguai. A letra foi recolhida por Paulo Vanzolini durante uma pescaria.  Esta canção foi interpretada por grandes nomes da música popular brasileira, como Nara LeãoMilton Nascimento,Renato Teixeira e os sertanejos Pena Branca e Xavantinho. Foi composta originalmente por volta de 1932 por Bento Costa.

                                  PENA BRANCA E XAVANTINHO...IN MEMORIAM...
                                     VEJA O VÍDEO DE CUITELINHO....
                           http://www.youtube.com/watch?v=Y-VflwZFjls



 Está ameaçado de extinção devido à destruição de seu habitat.
  ESTA AVE ESTÁ SERIAMENTE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO e em Pedro Leopoldo, existem evidências de um bom número de indivíduos, o que nos leva a cogitar de que A FAZENDA MODELO, com seus ambientes naturais, trata-se de um local, que é bem peculiar como reduto a ser preservado, devido ao alto grau de importância para proteger uma espécie ameaçada de extinção como o CUITELÃO.
  Inclusive, esta espécie é tão rara, que não consta no registro do WIKI AVES da região de LAGOA SANTA e  entorno de 50 Km de RAIO de circunferência ao redor do município vizinho de PEDRO LEOPOLDO.
 O Cuitelão trata-se da terceira ave que consta na lista dos ameaçados de extinção NACIONAL e que tem refúgio na FAZENDA MODELO DE PEDRO LEOPOLDO. Consulte o DOSSIÊ e o BLOG da AVE FAUNA DE PEDRO LEOPOLDO e serão vistas as outras espécies ameaçadas, que vivem entre nós.
Seu nome significa: ave com bico-de-agulha como o martim-pescador e que possui três dedos.

  Habita margens de rios (com arbustos) e capoeiras isoladas em locais acidentados. Vive em pequenos grupos.O CUITELÃO foi visualizado na borda do RIBEIRÃO DAS NEVES e ao lado direito da pista de caminhada em PEDRO LEOPOLDO(MG), num ponto muito diversificado em número de espécies catalogadas neste DOSSIÊ FAZENDA MODELO. PRÓXIMO desta AVE estavam outros ARARIBÁS...o miúdo e o maior de cauda ruiva. 


  Encontrado exclusivamente no Brasil, do Espírito Santo e Minas Gerais até o Paraná.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário