Seu nome científico significa: do (grego) kontos = curto; e pous = pé; e do (latim)cinereus = da cor de cinzas, cinzento. ⇒ (Ave) cinzenta com pé curto.
Este Papa Moscas foi visualizado em PEDRO LEOPOLDO, Minas Gerais, várias vezes no telhado residencial no centro da cidade, precisamente, na RUA BENEDITO VALADARES 27. Nas árvores plantadas nas ruas da cidade, esta espécie, é muito comum de ser encontrada.
Mede de 13 a 15 centímetros de comprimento e pesa cerca de 12,5 gramas. No geral, este papa-moscas é completamente acinzentado, com a cabeça, manto, asas e cauda mais escuros que a garganta, peito e ventre. Geralmente apresenta na asa duas barras de coloração mais pálida, mas mal definidas e, às vezes, apresenta os loros e a garganta pálida. Seu bico é claro, seus olhos são escuros. As pernas são curtas, o que é uma característica das aves do gênero Contopus.
Os imaturos são mais claros, apresentando manchas brancas nas asas e barras alares bem definidas. A cabeça e o peito apresentam pintas brancas.
Os imaturos são mais claros, apresentando manchas brancas nas asas e barras alares bem definidas. A cabeça e o peito apresentam pintas brancas.
Alimentação
Segue bandos mistos e captura insetos em voos acrobáticos como seus congêneres
Nidifica durante o verão em ninhos em forma de taças pequenas, decoradas com líquens para camuflagem e presos a forquilhas de galhos horizontais entre 2 e 18 m do solo. A fêmea choca dois a três ovos, e o macho aparentemente trata de sua companheira, levando-lhe comida.
Vive nas copas de matas altas e de matas secundárias. Empoleira-se em galhos secos, sozinho, aos pares ou em grupos pequenos. Costuma permanecer imóvel por longos períodos, empoleirado com o dorso arrepiado e a plumagem estufada.
Distribuição Geográfica
Brasil centro-oriental, além do Amapá e ilha de Marajó, Bolívia, Venezuela, Guianas, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai.
Cidades onde os observadores do WikiAves registraram ocorrências da espécie papa-moscas-cinzento (Contopus cinereus). A concentração de pontos em uma região não indica, necessariamente, concentração de aves nesta região pois está relacionado também à concentração de observadores, principalmente nos grandes centros urbanos.
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- SIGRIST, T. Avifauna Brasileira: The avis brasilis field guide to the birds of Brazil, 1ª edição, São Paulo: Editora Avis Brasilis, 2009.
- CLEMENTS, J. F.; The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell University Press, 2012.
- The World Bird Database, AVIBASE; http://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=5D1A7CCDEEA2D94E
- Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
- ITIS - Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.