terça-feira, 26 de abril de 2016

SABIÁ DO BANHADO. AVE de NÚMERO 189....


NOME CIENTÍFICO:  Embernagra platensis  
Seu nome cientifico significa: do (latim) ember referente ao gênero Emberiza; Linnaeus, 1758; do (grego) tanagra, agra referente ao gênero Tanagra; Linnaeus, 1764; e deplatensis = referente ou originário da região do Rio da Prata na Argentina. ⇒ Tangará do Rio.
 Na cidade de Pedro Leopoldo os Sabiás do Banhado são muito comuns de serem visualizados, pousados nos galhos das árvores de FICUS, em busca de grãos. Os FICUS, na época de verão, estão carregados de frutinhos amarelos. Foram visualizados os SABIÁS num FICUS, na PRAÇA da ESTAÇÃO, bem em cima de uma dupla de músicos, que cantando sob a sombra refrescante e úmida daquela frondosa árvore, animavam uma FEIRA de ARTESANATO na manhã de DOMINGO, dia 24 de ABRIL de 2016. 

O Nome Científico desta árvore, nativa da AUSTRÁLIA e introduzida no BRASIL é :                                                                       Ficus microcarpa

Características físicas e de Comportamento...
Mede entre 20,5 e 23 centímetros de comprimento e pesa entre 45 e 47 gramas. (Jaramillo, 2015).
   Grande espécie meridional e campestre. O adulto de sabiá-do-banhado apresenta a cabeça de coloração cinza com os lores e uma faixa transocular escura. A garganta, peito, flancos e a porção superior do ventre são cinza. Baixo ventre, crisso e penas infra-caudais de coloração cinza claro apresentando no crisso e nas infra-caudais tons pardacentos ou acastanhados. A nuca, dorso e as asas são esverdeados e cobertos de estrias escuras. As asas são de coloração verde oliva ligeiramente amareladas e apresentam listras amarronzadas e encontro amarelo. As rêmiges primárias são escuras. A cauda é verde oliva e particularmente longa, apresentando porção distal escurecida e arredondada. O uropígio apresenta coloração verde olivácea e as penas supra-caudais são verde acinzentadas. O bico forte e robusto é de coloração alaranjada com o cúlmen escuro. Os tarsos são de coloração rosada e os pés rosa acinzentados.
A plumagem do macho e da fêmea são idênticas, não apresentando dimorfismo sexual aparente.
Indivíduo jovem ou imaturo da espécie apresenta coloração amarelo-esverdeado com estrias escuras. A garganta é amarela, o peito e a porção superior do ventre são amplamente estriados. Na cabeça podem ser observadas sobrancelhas grandes e amarelas da mesma cor dos loros. Um notável anel periocular amarelo reveste a pele que circunda as íris escuras. O bico é robusto e de coloração cinza escuro, sendo a mandíbula mais clara que a maxila.

Possui quatro subespécies:
  • Embernagra platensis platensis (Gmelin, 1789) - ocorre do leste do Paraguai até o sudeste do Brasil, Uruguay e na região central da Argentina;
  • Embernagra platensis catamarcana (Nores, 1986) - ocorre do sudeste da Bolívia até o sudoeste do Paraguai e no noroeste da Argentina;
  • Embernagra platensis gossei (C. Chubb, 1918) - ocorre na região oeste e central da Argentina;
  • Embernagra platensis olivascens (Orbigny, 1839) - ocorre do Sudeste da Bolívia até o Sudoeste do Paraguai...
Nidifica em árvores ou pastagens. Constrói um ninho com fibras vegetais, hastes e folhas; no interior o recobre com materiais mais finos. Normalmente põe três ovos brancos com pontos marrons escuros. Tem em média 2 ninhadas por estação.
Vive solitário ou em pares nos pântanos com alguma vegetação alta, campos sujos e úmidos. Nos campos de altitude da Mantiqueira (Itatiaia RJ a 1800 m, e Caparaó MG) anda a passos largos sobre o solo, pousa nas pontas de arbustos, segurando-se às vezes em dois galhos de uma bifurcação, pousa sobre rochas, aciona a cauda para os lados e verticalmente, voa pesadamente com pernas penduradas.
Presente da Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai ao Rio de Janeiro e Minas Gerais.

    Referências Bibliográficas:
  • IBAMA. IN01-03. 24 jan. 2003. p. 6.
  • CALÍ, R., UNTERKOFLER, D., MARTÍNEZ, F e RAGGIO, J. Aves silvestres de Mendoza, Argentina, Buenos Aires: YPF, 2008. p 229.
  • Jaramillo, A. (2015). Great Pampa-finch (Embernagra platensis). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.

domingo, 17 de janeiro de 2016

PAPA MOSCAS CINZENTO. AVE de Número 188...





Nome Científico: Contopus cinereus


Seu nome científico significa: do (grego) kontos = curto; e pous = pé; e do (latim)cinereus = da cor de cinzas, cinzento. ⇒ (Ave) cinzenta com pé curto.
    Este Papa Moscas foi visualizado em PEDRO LEOPOLDO, Minas Gerais, várias vezes no telhado residencial no centro da cidade, precisamente, na RUA BENEDITO VALADARES 27. Nas árvores plantadas nas ruas da cidade, esta espécie, é  muito comum de ser encontrada. 
Mede de 13 a 15 centímetros de comprimento e pesa cerca de 12,5 gramas. No geral, este papa-moscas é completamente acinzentado, com a cabeça, manto, asas e cauda mais escuros que a garganta, peito e ventre. Geralmente apresenta na asa duas barras de coloração mais pálida, mas mal definidas e, às vezes, apresenta os loros e a garganta pálida. Seu bico é claro, seus olhos são escuros. As pernas são curtas, o que é uma característica das aves do gênero Contopus.
Os imaturos são mais claros, apresentando manchas brancas nas asas e barras alares bem definidas. A cabeça e o peito apresentam pintas brancas.

                                              PAPA MOSCAS CINZENTA FÊMEA...
Alimentação
Segue bandos mistos e captura insetos em voos acrobáticos como seus congêneres
Nidifica durante o verão em ninhos em forma de taças pequenas, decoradas com líquens para camuflagem e presos a forquilhas de galhos horizontais entre 2 e 18 m do solo. A fêmea choca dois a três ovos, e o macho aparentemente trata de sua companheira, levando-lhe comida.
Vive nas copas de matas altas e de matas secundárias. Empoleira-se em galhos secos, sozinho, aos pares ou em grupos pequenos. Costuma permanecer imóvel por longos períodos, empoleirado com o dorso arrepiado e a plumagem estufada.

Distribuição Geográfica

Brasil centro-oriental, além do Amapá e ilha de Marajó, Bolívia, Venezuela, Guianas, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai.
    Cidades onde os observadores do WikiAves registraram ocorrências da espécie papa-moscas-cinzento (Contopus cinereus). A concentração de pontos em uma região não indica, necessariamente, concentração de aves nesta região pois está relacionado também à concentração de observadores, principalmente nos grandes centros urbanos.


  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • SIGRIST, T. Avifauna Brasileira: The avis brasilis field guide to the birds of Brazil, 1ª edição, São Paulo: Editora Avis Brasilis, 2009.
  • CLEMENTS, J. F.; The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell University Press, 2012.
  • The World Bird Database, AVIBASE; http://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=5D1A7CCDEEA2D94E
  • Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • ITIS - Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

POLÍCIA INGLESA DO SUL. AVE 187.


  O polícia-inglesa-do-sul é uma ave passeriforme pertencente à família Icteridae. Também conhecida no sul de Santa Catarina, onde há varias plantações (pro-vargens) de furacão-do-arroz.

NOME CIENTÍFICO: Sturnella superciliaris

Seu nome científico significa: do (latim) sturnus: estorninho; superciliaris: referente ao supercílio. ⇒ Estorninho que tem/apresenta supercílios

O dimorfismo sexual ou diferenças entre o macho e fêmea é evidente:
  • macho a gola e o peito são de um belo vermelho escuro, uma estria branca parte do olho e estende até o pescoço, no restante da plumagem predomina o negro;


  • fêmea domina o marrom em várias tonalidades e o vermelho do peito é leve. O tamanho varia entre 17 e 18 centímetros.


COMPORTAMENTOS:
A alimentação é constituída de larvas, insetos e várias sementes.
Nidifica no chão, principalmente nos campos em moitas de capim, pondo de 4 a 5 ovos. Têm hábito de levantar-se em voo na vertical sobre o ninho, cantando, como fazem as cotovias (nome genérico de aves do Velho Mundo). Tem em média 2 ninhadas por estação.
  Prefere zonas úmidas e palustres, facilmente encontrado em plantações de arroz.Quase todo o Brasil extra-amazônico tem representantes desta espécie. 

  Em Pedro Leopoldo a POLÍCIA INGLESA DO SUL foi visualizada, na região do entorno do AEROPORTO de CONFINS, na estrada da SAMAMBAIA, que dá acesso ao PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO, localizado na LAPINHA, distrito da cidade de LAGOA SANTA. Esta espécie invade, geralmente, segundo o grande ORNITOLOGISTA HELMUT SICK, esta ave invade regiões de áreas muito destruídas na sua cobertura vegetal e paisagem natural. A sua presença pousada numa cerca com gramíneas, que nasceram sobre um cerrado muito destruído e  usado para pastagens de gado, não seria, assim, nenhuma surpresa, tal o grau de desmatamento do entorno do AEROPORTO de CONFINS.                      
   Região, aliás, que recebeu mais impacto ambiental ainda, por ocasião da implantação de um suposto POLO COMERCIAL MODERNO DE MODA, tendo a obra provocado um impacto considerável, em termos de destruição florística, pela área muito grande utilizada, mas que, infelizmente, parece não ter chegado ao fim. As obras parecem ter sido interrompidas. 

  

Referências Bibliográficas: